Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Abraham Lincoln Merheb Calixto

Prefeitura de Matinhos e TJPR entregam 185 matrículas do Moradia Legal

Famílias do bairro Mangue Seco, em Matinhos, concretizaram, na noite desta quarta-feira (22), o sonho de regularizar seus imóveis onde muitas delas moram há décadas.


Famílias do bairro Mangue Seco, em Matinhos, concretizaram, na noite desta quarta-feira (22), o sonho de regularizar seus imóveis onde muitas delas moram há décadas.

Em um evento no CMEI Gigi Bonatto, o prefeito Zé da Ecler e o desembargador Abraham Lincoln Merheb Calixto, junto com as equipes da Prefeitura e do Tribunal de Justiça do Paraná fizeram a entrega das 185 matrículas do programa Moradia Legal. Outros moradores do bairro devem receber seus documentos, num total de 405 imóveis regularizados.

O Moradia Legal, programa do TJPR, oferece mecanismos para a regularização fundiária de habitações juridicamente vulneráveis. Em Matinhos, o programa teve início em maio de 2022 com um termo de adesão assinado pelo prefeito. 

À época, Zé da Ecler destacou que com a regularização, mais de 2 mil famílias seriam beneficiadas na cidade, e o município passaria a receber maior arrecadação com tributos, como o IPTU e o ITBI. Hoje, a meta já subiu para 3.000 imóveis regularizados.

Além da regularização dos imóveis, o Moradia Legal busca possibilitar a integração urbana e socioespacial de áreas e de comunidades carentes, garantindo o direito à moradia; a remoção realizada de acordo com os programas municipais, estaduais ou federais disponíveis às famílias ocupantes de locais de risco ou inapropriados; e o cumprimento da função social da propriedade.

Novos cadastramentos nesta quinta e sexta

O programa Moradia Legal também cadastrou moradores dos balneários Currais e Perequê, no bairro Rio da Onça e na Colônia de Pescadores. Também estão programadas regularizações nos bairros/balneários de Albatroz, Guacyara, Gaivotas, Eldorado, Betaras e Tabuleiro. Além da parceria com o TJPR, a Prefeitura de Matinhos desenvolve o Reurb (Programa de Regularização Fundiária)

Quem ainda não aderiu ao programa Moradia Legal está tendo mais uma chance de fazer o seu cadastro. Nesta quinta e sexta-feira (23 e 24), uma equipe do Tribunal de Justiça do Paraná permanece na Prefeitura de Matinhos para atender os interessados.

Para participar, é necessário levar os seguintes documentos pessoais: RG e CPF (inclusive cônjuge); certidão de nascimento (solteiros); certidão de casamento (casados, divorciados, separados); e certidão de óbito (viúvos).

Além deles, os documentos do terreno precisam estar à mão, junto com: contrato de compra e venda do terreno, ou Histórico de água/luz (conta com mais de 1 ano); comprovante de água ou luz (último mês); e e-mail próprio ou parente/dois telefones para contato, sendo pelo menos um com WhatsApp .

Os atendimentos serão por ordem de chegada e acontecem das 9h às 11h30 e das 13h às 17h. A Prefeitura de Matinhos fica na Rua Pastor Elias Abraão, n.º 22, no Centro. 

Correio do Litoral

Manchete Abraham Lincoln Merheb Calixto Albatroz Balneário Currais Betaras Eldorado Gaivotas Guacyara Mangue Seco Matinhos Moradia Legal Perequê Prefeitura De Matinhos Programa De Regularização Fundiária Reurb Rio Da Onça Tabuleiro Zé Da Ecler

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!