Geral Paraná

Guarapuava tem oferta de bolsas para o projeto Genoma SUS

A cidade de Guarapuava, no centro-sul do Paraná, está com oferta de bolsas para o projeto Genoma SUS, do governo federal.

Por Da Redação

24/04/2024 às 17:53:46 - Atualizado há

A cidade de Guarapuava, no centro-sul do Paraná, está com oferta de bolsas para o projeto Genoma SUS, do governo federal. As inscrições estão abertas para a seleção de bolsistas que tenham até dois anos de experiência nas áreas de ciências de dados e bioinformática.

As vagas são para atuar em oito cidades do Brasil e também para trabalho remoto. As bolsas são de 40 horas semanais, com valores que podem chegar a R$ 12 mil. O objetivo do projeto de pesquisa é desenvolver um banco de dados a partir do genoma sequenciado de 21 mil brasileiros.

O genoma é o conjunto de DNA de um ser vivo. Criado em 2020, o Genomas Brasil é desenvolvido em duas linhas: sequenciamento genômico para prever o risco de doenças, para permitir tratamentos mais seguros e eficazes, e emprego de terapias avançadas (como as terapias celulares, gênicas e de tecidos).

Integram o Genoma SUS oito centros de pesquisa em seis estados, sendo dois do Paraná: em Guarapuava, com atividades desenvolvidas na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), em parceria com o Instituto para Pesquisa do Câncer (Ipec), e em Curitiba, no Instituto Carlos Chagas (ICC) vinculado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Os demais locais de pesquisa estão instalados no Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Minas Gerais e no estado de São Paulo. Os centros de pesquisa são responsáveis por fazer a coleta das amostras, sequenciamento do genoma completo, análise dos dados e organizar a biblioteca com as informações.

O link para a inscrição e lista completa dos requisitos para a inscrição está disponível aqui.

Reportagem: Francine Lopes

Fonte: BandNews
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo