Litoral Cidades

Paranaguá está entre as Top 3 cidades empreendedoras do estado; município teve destaque no 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

Slide anteriorPróximo slide 1/4 A premiação, promovida pelo Sebrae-PR, reconheceu iniciativas municipais que contribuem para um ambiente de negócio favorável à consolidação e ao crescimento de micro e pequenas empresas.

Por Da Redação

23/04/2024 às 18:46:32 - Atualizado há
  • 1/4 A premiação, promovida pelo Sebrae-PR, reconheceu iniciativas municipais que contribuem para um ambiente de negócio favorável à consolidação e ao crescimento de micro e pequenas empresas. Foto: Sebrae-PR
  • Marcelo e Darci Piana 2/4 O vice-governador do Paraná, Darci Piana, também participou da cerimônia, que aconteceu no Restaurante Madolosso, em Curitiba, na última quinta-feira (18). Foto: Prefeitura de Paranaguá
  • A secretária de Gabinete Institucional, Christiane Yared, o prefeito Marcelo Roque, a secretária de Assistência Social Ana Paula Falanga e a superintendente de Projetos Sociais da Assistência, Vívian Vale Régia de Oliveira, estiveram presentes no evento. Foto: Prefeitura de Paranaguá 3/4 A secretária de Gabinete Institucional, Christiane Yared, o prefeito Marcelo Roque, a secretária de Assistência Social Ana Paula Falanga e a superintendente de Projetos Sociais da Assistência, Vívian Vale Régia de Oliveira, estiveram presentes no evento. Foto: Prefeitura de Paranaguá
  • Paranaguá foi finalista na categoria Cidade Empreendedora, com o programa 4/4 Paranaguá foi finalista na categoria Cidade Empreendedora, com o programa "Paranaguá Cidade Protegida e Inclusiva". Foto: Prefeitura de Paranaguá



Na última quinta-feira, dia 18, foi realizado o encerramento da etapa estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE) no Restaurante Madalosso, em Curitiba, onde foram premiados os municípios vencedores. Paranaguá marcou presença entre os finalistas, com o prefeito Marcelo Roque (PSD), a secretária municipal de Assistência Social, Ana Paula Falanga, a secretária municipal de Gabinete Institucional, Christiane Yared, e a superintendente de Projetos Sociais da Assistência, Vívian Vale Régia de Oliveira, que estiveram no evento.

A premiação, promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PR), reconheceu iniciativas municipais que contribuem para um ambiente de negócio favorável à consolidação e ao crescimento de micro e pequenas empresas, impactando diretamente no desenvolvimento social e territorial. Neste ano, o PSPE recebeu 145 inscrições de prefeituras de todo o Paraná.

Em fevereiro, o Sebrae-PR selecionou os 30 projetos finalistas de 27 prefeituras – alguns municípios foram para a final em mais de uma categoria. Na quinta-feira, foram anunciados os municípios vencedores de cada uma das dez categorias.


Paranaguá entre as três finalistas  


Na categoria Cidade Empreendedora, na qual Paranaguá ficou entre as três finalistas, concorriam Jacarezinho, que foi a grande vencedora, e Cascavel. O prefeito Marcelo Roque expressou seu orgulho pelo feito. “É um motivo de orgulho, de felicidade, por tudo aquilo que nós fizemos ao longo da nossa gestão, seja no Tarifa Zero, seja no emprego e renda, no turismo, em tudo aquilo que é importante para o nosso município. É a primeira vez que Paranaguá chega entre as três em um evento tão importante como esse no estado do Paraná. Temos que parabenizar a todos os nossos servidores, a todos aqueles que se dedicam no dia a dia para ter uma cidade melhor, como está acontecendo com Paranaguá agora“, disse.

O coordenador estadual de Inovação do Sebrae, Michael Camilo, também parabenizou o município por ter chegado à final do prêmio. "Paranaguá chegar à final é um grande mérito para a gestão municipal, para o trabalho que vem sendo realizado. O programa 'Paranaguá Cidade Protegida e Inclusiva' é uma maneira inteligente de desenvolver a cidade por meio do empreendedorismo, conectado com a Assistência Social que está coordenando o programa em conjunto com as demais secretarias", disse.

Já o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta, destacou a importância das iniciativas municipais que propiciam um ambiente de negócios mais favorável para empreender e que impactam na vida dos cidadãos. "O Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora reconhece o impacto desse ambiente e de todos os que trabalham para melhorar a vida das pessoas pela força dos empreendedores e empreendedoras nas bases, que são os municípios. Nesta noite reconhecemos os vencedores, todavia, temos que celebrar que todos os 145 inscritos estão em prática, impactando a população nas suas respectivas cidades", ponderou.


"Paranaguá Cidade Protegida e Inclusiva"


Em conversa com o JB Litoral, a secretária de Assistência Social de Paranaguá, Ana Paula Falanga, detalhou que foi o programa "Paranaguá, Cidade Protegida e Inclusiva" que fez a cidade estar entre as iniciativas finalistas na categoria Cidade Empreendedora. O projeto aborda diversas secretarias, entre elas a da Mulher, de Cultura e Turismo, de Esportes e de Serviços Urbanos – com o Tarifa Zero, que implementou o sistema de transporte público gratuito que beneficia a todos os cidadãos.

"O Tarifa Zero se traduz em impacto social, ambiental e econômico, pois não apenas melhorou a mobilidade, mas também impulsionou a economia local. Além disso, o programa Paranaguá, Cidade Protegida e Inclusiva também capacita e inclui grupos vulneráveis, como trabalhadores informais, mulheres, pessoas com deficiência e jovens, garantindo que todos tenham acesso a oportunidades", afirmou a secretária.

Ela destacou que os impactos positivos após a implementação do "Paranaguá Cidade Protegida e Inclusiva" também se traduzem por meio do aumento significativo de incentivo por renúncia fiscal aos fundos municipais pelas empresas que atuam em âmbito municipal. "Os valores arrecadados por esse meio passaram de R$ 126.085,34, em 2021, para R$ 433.496,88, em 2023, e foram investidos em projetos sociais, com prospecção de aumento expressivo", explicou Ana Paula Falanga.


Vencedores 


Confira as categorias e os vencedores do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE):

  • Simplificação & Fomento ao Empreendedorismo, com Londrina como vencedora.
  • Sala do Empreendedor, conquistada por Francisco Beltrão.
  • Compras Governamentais, onde Foz do Iguaçu se destacou.
  • Empreendedorismo na Escola, com Assaí como vencedora.
  • Inclusão Produtiva, liderada por Ponta Grossa.
  • Turismo & Identidade Territorial, tendo Pato Branco como destaque.
  • Sustentabilidade & Meio Ambiente, com a vitória de Curitiba.
  • Empreendedorismo Rural, com reconhecimento para Cerro Azul.
  • Governança Territorial, onde Bom Jesus do Sul se sobressaiu.
  • E, por fim, a categoria Cidade Empreendedora, onde Jacarezinho foi a grande vencedora.

Fonte: JB Litoral
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo