Geral Recuperação judicial

Pedidos de recuperação judicial batem recorde

Por BandNews

22/04/2024 às 13:36:25 - Atualizado há

Nos últimos dois anos temos verificado um crescimento significativo no número de recuperações judiciais. Só no ano passado, por exemplo, foram mais de 1400 pedidos, o que representou um aumento de quase 70% em relação a 2022.

Já no primeiro bimestre deste ano, 318 empresas solicitaram recuperação judicial e a tendência é que esses números cresçam ainda mais, pois algumas companhias, em especial do setor varejista, fecharam seus balanços relativos ao quarto trimestre de 2023, no vermelho.

E entre as empresas que recorreram a este instrumento jurídico estão a 123Milhas, Starbucks BR, Subway BR, Supermercados Dia, Gol, M. Officer, Botafogo SAF, Americanas e, para a atual surpresa do mercado, até a Polishop. Isso só citando empresas de renome. Também há casos de companhias que já vinham sob a égide de uma recuperação judicial, mas que apresentaram revisões em seus planos, como a Oi e a Light.

Diante de tantos pedidos, aparece a indagação: as recuperações judiciais resolvem o problema? Na avaliação do especialista em Governança, Riscos e Compliance, Carlos Gomes, a RJ, como vem sendo chamada, não necessariamente resolve o problema. Em geral, os planos de recuperação apresentados pelas empresas a seus credores se resumem a ações de corte de custos e à proposição de um cronograma alongado de pagamento. E, raramente, são apresentadas estratégias de transformação empresarial, de aumento de vendas, de eficiência tecnológica ou outras medidas mais contundentes.

Como consequência, o resultado é visto no grande número de falências decretadas, isto é, de empresas que são declaradas como insolventes e irrecuperáveis. Nos últimos 12 meses, foram mais de 700 falências decretadas, frente a um total de 974 pedidos abertos. Isso significa um fator de aproximadamente 75% de empresas que não conseguiram se recuperar.

Fonte: BandNews
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo