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Projeto leva educação ambiental aos CMEIs e escolas de Campo Largo

COM ASSESSORIAS – A divisão de Educação Infantil e Ensino Fundamental, da Secretaria de Educação de Campo Largo, iniciou em abril o projeto A Natureza da Criança nos CMEIs e nas escolas municipais.

Por Da Redação

22/04/2024 às 12:36:25 - Atualizado há
Foto: Prefeitura de Campo Largo - IPM Sistemas

COM ASSESSORIAS – A divisão de Educação Infantil e Ensino Fundamental, da Secretaria de Educação de Campo Largo, iniciou em abril o projeto A Natureza da Criança nos CMEIs e nas escolas municipais. O projeto visa desenvolver nos estudantes da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental a conscientização sobre a preservação do meio ambiente e das espécies em extinção, estimular o consumo de produtos naturais e o contato com a natureza.

Idealizado pelos coordenadores de Educação Infantil, Anderson dos Santos e Leidy Paula Grande, e pela coordenadora de Ciências, Adelaine Martins, o projeto promove às crianças e educadores, dentro e fora da instituição escolar, a consciência ecológica, a preservação de espécies em extinção e, ainda, pretende recuperar a cultura de cultivo de alimentos, com a construção de jardins e a criação de abelhas.

A Natureza da Criança se divide em quatro ações alinhadas com os objetivos presentes no Referencial Curricular de Campo Largo, adequados a cada etapa, desde os bebês na Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, que são:

– Criação de um Jardim com uma colmeia de abelhas-sem-ferrão;

– Construção de uma trilha em dois locais a serem definidos pela Secretaria de Educação em parceria com a Secretaria do MeioAmbiente, além do Chá Literário, para incentivar a literatura em contato com a natureza;

– Intitulada Pequeno Explorador, essa ação visa trabalhar a pesquisa de campo, a arqueologia e a história;

– O projeto envolve a instituição na totalidade, já que a equipe gestora precisa elaborar, com o quadro docente, um projeto envolvendo toda a comunidade escolar usando como norte o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (12 ODS).

A construção de um jardim e um meliponário nas instituições de ensino é uma forma de proporcionar experiências únicas para as crianças. Tal espaço servirá como um laboratório vivo para elas, onde desenvolverão seus sentidos ao entrar em contato com cheiros, texturas, sabores e cores diferentes, podendo ainda perceber como as suas ações impactam o ambiente e também fazer suas investigações ao entrar em contado com vários tipos de insetos e outros animais de jardim.

"As abelhas são essenciais para a existência do planeta e o projeto Natureza da Criança, que envolve as abelhas nativas, é muito importante para conservação das espécies de abelhas nativas do Paraná," conta o biólogo e administrador do Meliponário Primavera, Tony Lima. "As abelhas também são excelentes como instrumento didático, pois atraem a atenção e estimulam fortemente a curiosidade das crianças."

Meio Ambiente e Educação – Em paralelo, está em desenvolvimento entre a Secretaria de Educação e Secretaria do Meio Ambiente, a construção da trilha literária no Bosque da Ciência, que fica aos fundos da Sede do Governo Municipal, na Avenida do Canal. No local, instituições de ensino terão acesso a várias espécies de árvores, vegetação, a um jardim sensorial e a um meliponário.

O jornalista Richard Louv publicou um livro em 2016 chamado A última criança na natureza em que trouxe o termo "Transtorno do Déficit de Natureza (TDN)". Esse termo não é encontrado no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), no entanto, aponta para o impacto negativo da falta da natureza na vida das crianças e onde afirma que "a criança em meio a natureza é uma espécie em extinção".

O projeto A Natureza da Criança promove, portanto, uma educação que garante aos estudantes conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, incentivando que adquiram estilos de vida melhor adaptado para viver em harmonia com o ambiente, respeitando a natureza como parte dela.

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