Geral Lula

Conselho da Petrobras decide liberar metade dos dividendos extraordinários retidos

O Conselho de Administração da Petrobras decidiu liberar metade dos dividendos extraordinários que estavam retidos, em reunião realizada na sexta-feira (19).

Por Da Redação

20/04/2024 às 12:20:46 - Atualizado há

O Conselho de Administração da Petrobras decidiu liberar metade dos dividendos extraordinários que estavam retidos, em reunião realizada na sexta-feira (19). A autorização para distribuir 50% do valor aos acionistas foi confirmada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A proposta de pagamento dos 50% restantes ainda será submetida à aprovação em Assembleia Geral Extraordinária (AGE), agendada para o dia 25 de abril. Caso seja aprovada, a Petrobras irá distribuir cerca de R$ 22 bilhões ao mercado, sendo aproximadamente R$ 6 bilhões destinados à União, que é a acionista majoritária da empresa.

Em março, o conselho da Petrobras havia decidido reter integralmente o pagamento dos dividendos extraordinários, contrariando a posição da diretoria liderada por Jean Paul Prates, que defendia a distribuição de metade do valor. No entanto, o governo determinou que todo o dividendo extraordinário fosse mantido no fundo de reserva. A disputa em torno da retenção dos dividendos extras gerou uma crise na Petrobras, levando Prates a enfrentar pressões no Palácio do Planalto. Após a intervenção do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), Prates conseguiu manter-se no comando da estatal, evitando a substituição por outro nome cogitado.

Publicado por Heverton Nascimento

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Fonte: Jovem Pan
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo