Grande Curitiba Meio Ambiente

Entrega de resíduos da Coleta Verde pode ser feita no Horto Municipal

Por Grande Curitiba

12/04/2024 às 11:18:45 - Atualizado há
Foto: Prefeitura de Campo Largo - IPM Sistemas

Com o intuito de melhorar o serviço de coleta verde, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), informa à população que a partir desta quinta-feira (11) o Horto Municipal, situado na Popular Nova, passa a ser um ponto de entrega voluntária de resíduos vegetais de limpeza de jardins, podas de árvores e cortes de grama que forem levados até o local pelo cidadão, prestadores de serviço de jardinagem e roçada, entre outros.

O serviço de coleta verde disponibilizado pela Prefeitura de Campo Largo segue uma agenda e passa pelos bairros da cidade, coletando esse tipo de material. Mas, devido à alta procura (durante o verão que é época de poda, o recolhimento chegou a 40 toneladas de detritos em cerca de 2 meses), o secretário municipal de Meio Ambiente, Thiago de Lima Teixeira, decidiu autorizar o Horto Municipal a também receber os detritos de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 11h30 e das 13h00 às 16h30 horas. A normativa foi publicada no Diário Oficial nº 2651, de 10 de abril de 2024.

Para isso, porém, é preciso ficar atento às regras e compreender que o Horto Municipal não receberá qualquer outro tipo de material que não seja restos de limpeza de jardins, poda de árvores e cortes de grama – ou seja, material vegetal.

1 – Não serão coletados e nem autorizados a destinar no Horto Municipal resíduos de construção civil, terra, restos de carpida do lote e resíduos vegetais misturados com estes materiais.

2 – O Horto Municipal de Campo Largo está autorizado a receber resíduos vegetais de particulares de pessoas física ou jurídica, que prestem serviços de jardinagem, roçada, poda e corte de árvores no município;

3 – Os resíduos de podas de árvores, somente serão recolhidos pela Prefeitura quando os troncos de árvores possuírem até 15 cm de DAP, desde que cortados em metro, devido a dificuldades no carregamento e trituração do mesmo.

Destino – Depois do recolhimento nas ruas ou recebimento no local, os resíduos vegetais da coleta passam por uma máquina de trituração. Esse material triturado fica de três a cinco meses em processo de decomposição no Horto Municipal, para virar adubo orgânico. Este adubo é peneirado manualmente e encaminhado para hortas comunitárias, CMEIs, escolas, colégios, associação de moradores e outros locais que precisam de adubação, aplicação de mudas, arborização e também para produção de mudas no próprio Horto Municipal.

Não confunda – A Secretaria Municipal do Meio Ambiente destaca que é muito comum a mistura de tipos de detritos, mas no Horto Municipal serão recebidos somente resíduos de jadinagem e material verde. Qualquer outro material levado será proibido de ser descartado. A SMMA comunica que os agendamentos para coleta de materiais inservíveis como móveis velhos e eletrodomésticos quebrados, por exemplo, continuam sendo realizados pelo telefone (41) 3291-5132 e (41) 3291-5137 (whatsapp).

Serviço:

Horto Municipal de Campo Largo

Endereço: Av. Cristina, 300 – Popular Nova

Horário para entrega de resíduos de jardinagem e poda: de segunda a sexta, das 08h00 às 11h30 e das 13h00 às 16h30 horas.

Agendamento Coleta Verde (quando não for possível levar até o Horto): telefones 0800 645 0506 ou (41) 3291-5137 (whatsapp)

TAGS Geral
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo