Geral DESTAQUE

Com IGC 4, UniAlfa de Umuarama é a 3ª melhor instituição privada do Paraná

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou no dia 2 de abril os resultados de três Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2022: Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD); do Conceito Preliminar de Curso (CPC); e do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC).

Por Da Redação

09/04/2024 às 18:51:30 - Atualizado há

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou no dia 2 de abril os resultados de três Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2022: Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD); do Conceito Preliminar de Curso (CPC); e do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC).

A UniAlfa Faculdade de Umuarama mais uma vez garantiu um excelente resultado com IGC nota 4 – o índice varia entre 1 e 5. É o quarto ano consecutivo que a UniAlfa garante IGC 4. Esta nota assegurou a 3ª melhor colocação entre as instituições de ensino superior privadas no Paraná, a 1ª de Umuarama e a 51ª no Brasil.

Atualmente a UniAlfa tem 10 cursos superiores: Administração, Ciências Contábeis, Direito, Gestão Hospitalar, Marketing, Pedagogia, Processos Gerenciais, Psicologia, Recursos Humanos e Tecnologia em Sistemas para Internet. Em 2024 a faculdade completa 16 anos de tradição no ensino superior e sua sede conta com um prédio amplo, com 7.000 m² distribuídos entre salas de aula, clínicas, laboratórios e espaços de atendimento à comunidade, com uma estrutura ampla e moderna na avenida Paraná, na região do Hospital Uopeccan.

O Diretor Acadêmico, Prof. Roberto Bianchi Catarin, explicou que o IGC 4 está relacionado com seis cursos avaliados, que já estão com turmas concluídas. Porém, o índice é válido para todos os cursos da instituição. "Esta nota alta demonstra que seguimos as diretrizes curriculares nacionais (DCNs). E o Enade cobra isso do aluno", comentou.

Para o Diretor Acadêmico, o IGC 4 é resultado de um trabalho conjunto e que reflete a dedicação de todos. "Neste momento temos um sentimento de gratidão à equipe docente e à coordenação por seguirem as diretrizes curriculares nacionais e por entenderem nosso pensamento pedagógico. Nosso agradecimento também aos alunos pelo empenho que tiveram e têm diariamente", afirmou Catarin.

O Diretor Geral da faculdade, Prof. Dorival Marcos Rodrigues, também agradeceu todos os envolvidos e ressaltou que a equipe da UniAlfa está sempre em busca de aprimoramento. "A UniAlfa, através da sua diretoria, agradece a comunidade de Umuarama e de toda a região por acreditarem no nosso trabalho. Sabemos que Umuarama é uma referência na educação e um centro universitário. Essa nota é motivo de orgulho para todos nós".

INDICADORES

Os indicadores integram o conjunto de procedimentos e instrumentos avaliativos previstos na Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que completa 20 anos neste mês de abril. O Conceito Enade, que também faz parte desta cesta de indicadores, foi divulgado em outubro de 2023. Os indicadores avaliam cursos e instituições de ensino superior, respectivamente, e são produzidos a partir dos resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). A divulgação é anual.

Os indicadores produzidos pelo Inep buscam subsidiar decisões para o aprimoramento da educação superior. Pelos números é possível saber o que funciona e o que precisa melhorar. A divulgação do CPC 2022 e do IGC 2022 encerram o ciclo de apresentação de resultados do Enade 2022.

CPC

É o conceito que avalia o curso, em uma escala de 1 a 5. Para o cálculo, são considerados: Conceito Enade (desempenho dos estudantes na prova do Enade); Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD); corpo docente (informações do Censo Superior sobre o percentual de mestres, doutores e regime de trabalho) e percepção dos estudantes sobre seu processo formativo (informações do Questionário do Estudante do Enade).

IGC

É o indicador que avalia a instituição. Fazem parte do cálculo do IGC: média dos CPCs do último triênio do Enade, relativos aos cursos avaliados da instituição; média dos conceitos de avaliação dos programas de mestrado e doutorado atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao MEC, na última avaliação trienal disponível e distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu.

O Conceito Enade e o IDD, divulgados pelo Inep e pelo Ministério da Educação (MEC), junto com o CPC e o IGC, constituem os Indicadores de Qualidade da Educação Superior. O Conceito Enade avalia os cursos de graduação a partir dos resultados obtidos pelos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

O indicador é divulgado anualmente para os cursos em que pelo menos dois estudantes concluintes participaram do exame. Já o IDD mede o valor agregado pelo curso em relação ao desenvolvimento dos estudantes concluintes. Os indicadores de qualidade mantêm relação direta com o ciclo avaliativo do Enade.

Atualmente a UniAlfa tem 10 cursos superiores – Foto: Danilo Martins/OBemdito

(Reportagem: OBemdito e Inep)

Fonte: O Bemdito
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo