Litoral Cidades

Tornando Matinhos mais inclusiva: parceria entre Prefeitura e Associação Paralímpica promove esporte para pessoas com deficiência

Março foi um mês importante para a promoção da inclusão e do esporte na cidade de Matinhos.

Por Da Redação

29/03/2024 às 12:58:58 - Atualizado há

De acordo com a associação, a iniciativa pretende abranger um amplo espectro de beneficiários, desde alunos da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) até os participantes da Educação de Jovens e Adultos, estudantes da Rede Municipal de Ensino, além da comunidade em geral. A oficialização da parceria aconteceu no último dia 22 e contou com a presença do presidente da APP, Edmir Cesar de Oliveira, e da coordenadora da entidade, Silmara França.

Esporte para todos

O prefeito Zé da Ecler expressou seu comprometimento com a inclusão e o empoderamento dos cidadãos por meio do esporte. “Estamos comprometidos em promover a inclusão e proporcionar oportunidades igualitárias para todos os nossos cidadãos. Através do esporte, vamos não apenas fortalecer os laços comunitários, mas também inspirar e capacitar nossos atletas para alcançarem seu pleno potencial“, disse.

Já o secretário municipal de Educação, Mário Braga, ressaltou a importância do termo de fomento firmado entre o Município e a APP. Ele enfatizou que o objetivo central é incentivar a prática de atividades físicas, esportes e lazer, com um foco especial no esporte para pessoas com deficiência. “O nosso propósito é desenvolver as modalidades paradesportivas no município, despertando talentos e proporcionando oportunidades igualitárias para todos os nossos cidadãos“, afirmou.

Em Paranaguá, a APP já atua desde 2009, com foco no uso do esporte como uma ferramenta para reabilitação, integração social, qualidade de vida e saúde para pessoas com deficiência. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

Em breve, as programações das atividades serão divulgadas pela Prefeitura.

Sobre a APP

A história da APP começou em 2009, quando foi fundada pelo professor Mário Sérgio Fontes, um nativo de Paranaguá e deficiente visual graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná. A associação nasceu da percepção das necessidades da comunidade com deficiência física, visual ou intelectual. Desde então, ela tem sido uma força motriz na promoção da inclusão e igualdade para pessoas com deficiência na região.

As atividades da APP têm como foco principal o uso do esporte como uma ferramenta multifacetada para a reabilitação, integração social, qualidade de vida e saúde para pessoas com deficiência. Modalidades como Bocha Paralímpica, Para Atletismo, Paraciclismo, Natação, Remo e Goalball são trabalhadas, visando não apenas o aprimoramento técnico dos atletas, mas também sua integração social e autonomia.

Ao JB Litoral, a coordenadora da APP, Silmara França, que também é a técnica da associação, ressalta o compromisso da entidade com a inclusão desde os estágios iniciais. "Além de trabalhar com atletas já experientes, a APP também investe na formação de base, com projetos inovadores, como o 'Petrinha Frame Running', com triciclos, para reabilitar e incluir crianças com mobilidade reduzida no esporte paralímpico", conta.

Foto 4
"O trabalho da Associação Paralímpica de Paranaguá vai além do esporte, proporcionando oportunidades e qualidade de vida para pessoas com deficiência", diz a coordenadora e técnica da APP, Silmara França, ao JB Litoral. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

Ela também destaca que a APP já revelou talentos que se destacaram em competições nacionais e internacionais, ressaltando que o trabalho vai além do esporte. "O trabalho da Associação Paralímpica de Paranaguá vai além do esporte, proporcionando oportunidades e qualidade de vida para pessoas com deficiência. A inserção no esporte possibilita a obtenção de bolsas de incentivo e a realização pessoal dos atletas", conclui.

Fonte: JB Litoral
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo