Esportes

Comissão aprova projeto que garante votação não presencial em eleição de organização esportiva

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados Renildo Calheiros amplia a participação e torna os processos eleitorais mais democráticos A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que assegura a votação não presencial nos processos eleitorais das organizações esportivas, como os clubes.

Por Da Redação

21/03/2024 às 11:49:24 - Atualizado há
Renildo Calheiros amplia a participação e torna os processos eleitorais mais democráticos

A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que assegura a votação não presencial nos processos eleitorais das organizações esportivas, como os clubes. A proposta é do deputado Bandeira de Mello (PSB-RJ).

Atualmente, a Lei Geral do Esporte apenas admite a votação não presencial desde que o sistema de votos seja imune a fraudes. A redação aprovada garante essa possibilidade aos sócios que não podem comparecer à sede do clube.

O Projeto de Lei 3163/23 será analisado agora na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Em seguida irá ao Plenário.

Ampliação
O relator da proposta, deputado Renildo Calheiros (PCdoB-PE), recomendou a aprovação. Para ele, a medida é uma forma de ampliar a participação e de tornar os processos eleitorais das organizações esportivas mais democráticos.

"A votação eletrônica e a possibilidade de votação não presencial já são realidades proporcionadas pela evolução tecnológica, devendo ser acompanhadas sempre, como já estava previsto e permanece na lei, de medidas de segurança que garantam a imunidade a fraudes", disse Calheiros.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo