Geral Paraná

Com porta-contêiner chinês, Paranaguá estreia nova rota marítima

O Paraná tem uma nova rota marítima de comércio com o mercado asiático.

Por Da Redação

18/03/2024 às 22:26:41 - Atualizado há

O Paraná tem uma nova rota marítima de comércio com o mercado asiático. O porta-contêineres chinês Cosco Shipping Brazil atracou no Porto de Paranaguá nesta segunda-feira (18). O itinerário, chamado "rota ESA", liga a costa leste da América do Sul diretamente com o extremo oriente asiático. Além de Paranaguá, o navio deve passar por outros portos da costa brasileira. O trajeto também contempla portos argentinos e uruguaios para, depois, seguir para China e Singapura.

Para o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, a nova rota deve ajudar a fortalecer as relações comerciais com o mercado chinês.

Veja também:

Inaugurada em novembro de 2023, a embarcação tem 336 metros de comprimento e 51 metros de largura. O Cosco Shipping Brazil tem 2,1 mil (dois mil e cem) plugs para contêiners refrigerados, usados para a movimentação de cargas congeladas.

O TCP, onde o navio atracou, é líder de mercado no segmento de carnes e congelados, e tem a maior estrutura para contêineres refrigerados da América Latina. O terminal oferece 3.624 tomadas para a conexão de refrigerados.

O Paraná é líder brasileiro na produção de carne de frango e segundo maior produtor de suínos. A China é um importante destino destas proteínas.

Reportagem: Ana Flavia Silva

Fonte: BandNews
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo