Geral Últimas Notícias

Governo Leite desiste de banir de 'O Avesso da Pele' das escolas do RS

Durou poucas horas a exclusão de O Avesso da Pele, livro de Jeferson Tenório, das escolas de 18 municípios do Rio Grande do Sul.

Por Da Redação

05/03/2024 às 01:26:36 - Atualizado há
Foto: Reprodução internet
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Jeferson Tenório (@jeferson.tenorio.9)

Inserção é de 2022

Em sentido oposto, a Seduc afirmou que a utilização de qualquer livro incluído no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), do MEC, "deve ocorrer dentro de um contexto pedagógico, sob orientação e supervisão da equipe pedagógica e dos professores" e que a 6ª Coordenadoria "vai seguir a orientação da secretaria".

O Avesso da Pele foi inserido no PNLD ainda no governo Bolsonaro, por meio de portaria datada de 2022, após passar por uma seleção em 2019. O romance foi escolhido pela própria escola Ernesto Alves em 2023 para ser usado em 2024.

:: Escritor Jeferson Tenório é homenageado com o título de cidadão de Porto Alegre ::

Segundo o MEC, "a escolha das obras literárias a serem adotadas em sala de aula é feita pelos educadores de cada escola a partir de um Guia Digital". Nele estão os livros integrantes do programa para conhecimento de professores e gestores. "São distribuídos às escolas somente após a escolha dos profissionais de educação, realizada em sistema informatizado do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)".

Krenak, Chico e Djamila

Editora de O Avesso da Pele, a Companhia das Letras divulgou nota onde repara que "para chegar ao colégio em questão, (a obra) ainda precisou passar por aprovação da própria diretora, que assinou o documento de 'ata de escolha' da obra e agora contesta o conteúdo do livro".

A censura motivou uma reação de escritores, artistas e intelectuais contra a medida. Um abaixo-assinado reuniu assinaturas como as de Ailton Krenak, Antonio Fagundes, Andrea Beltrão, Chico Buarque, Djamila Ribeiro, Mia Couto, José Eduardo Agualusa, Zuenir Ventura entre outros.

Forte denúncia contra o racismo, o livro já foi traduzido em 16 idiomas. Em 2021, Tenório foi homenageado pelo governo gaúcho com a Medalha Simões Lopes Neto, condecoração entregue a personalidades que se destacaram no campo da cultura.

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo