Geral

Com suspeita de homofobia, UFPR investiga fala de professor

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) diz que vai encaminhar um suposto caso de homofobia para a diretoria disciplinar da instituição.

Por Da Redação

03/03/2024 às 15:13:28 - Atualizado há

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) diz que vai encaminhar um suposto caso de homofobia para a diretoria disciplinar da instituição. A UFPR emitiu uma nota após o registro da fala de um professor da Faculdade de Direito durante um evento na última quinta-feira (29).

Antes de começar a programação, já com a transmissão ao vivo pelo canal online do Centro Acadêmico Hugo Simas, um professor convidado pergunta por outros dois docentes que ainda não haviam chegado. Os dois são homossexuais. Como resposta, o professor da UFPR, organizador do evento, deu a entender que eles estariam praticando atos sexuais.

O Diretório Central dos Estudantes classificou a fala como "extremamente preconceituosa, homofóbica e inadmissível em uma universidade séria e comprometida com as liberdades individuais".

O Centro Acadêmico Hugo Simas emitiu uma nota de "ciência" sobre o ocorrido e diz que tirou o vídeo do ar para não dar publicidade à fala contrária aos princípios do Estatuto do CA.

Também em nota, a UFPR "reitera o compromisso inflexível e inabalável com a inclusão, a igualdade e o respeito à diversidade". A Universidade afirma que vai tomar providências regimentais, seguindo o processo legal. A homofobia é um crime imprescritível e inafiançável, com pena de um a três anos de prisão e multa.

Reportagem: Ana Flavia Silva e Francine Lopes

Fonte: BandNews
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo