Geral Paraná

Último projeto de Niemeyer, Unila vai receber R$ 750 milhões

Último projeto de Oscar Niemeyer, vão ser retomadas as obras do campus da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, a Unila, em Foz do Iguaçu, extremo Oeste do Paraná.

Por Da Redação

28/02/2024 às 23:41:16 - Atualizado há

Último projeto de Oscar Niemeyer, vão ser retomadas as obras do campus da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, a Unila, em Foz do Iguaçu, extremo Oeste do Paraná. Serão finalizadas três edificações: o refeitório, o edifício central e o bloco de salas de aula. As obras terão entregas escalonadas em fases ao longo dos próximos três anos. O investimento previsto é de cerca de 750 milhões de reais.

Uma solenidade na sede do Ministério da Educação (MEC), nesta quarta-feira (28), em Brasília, oficializou a retomada das obras. O ministro Camilo Santana ressaltou que o investimento vai ser custeado pela Itaipu Binacional.

A retomada das obras foi anunciada em julho. Depois, no final do ano passado, foi assinado um acordo de cooperação com o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos, o chamado UNOPS. Esse organismo da ONU é especializado em infraestrutura e será responsável pela finalização da obra.

O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, cita que a conclusão do campus da Unila é essencial para garantir a melhora na qualidade de vida dos estudantes da região.

LEIA TAMBÉM

A obra será acompanhada por dois comitês. Um é técnico, formado por equipes de engenharia, e o outro é executivo, dos quais fazem parte representantes da Unila, do MEC, do UNOPS e da Itaipu. O escopo do acordo prevê: realização de diagnóstico construtivo das obras já iniciadas; revisão e atualização dos projetos executivos; licitação e contratação da empresa construtora; e gerenciamento, supervisão e fiscalização das obras.

O subsecretário-geral da ONU, Jorge Moreira da Silva, defendeu a necessidade dos investimentos em infraestrutura.

A Unila começou a ser estruturada em 2007 e, em janeiro de 2012, foi oficialmente criada. A Universidade é um órgão de natureza jurídico-autárquica, vinculado ao MEC. Agora, serão entregues a Central de Unidades, o Edifício Central (com 18 andares) e o Restaurante, totalizando uma área de 79 mil e 200 metros quadrados.

A reitora da Unila, Diana Araújo Pereira, avalia que a construção do campus é uma forma de valorizar a educação superior.

A Unila conta, atualmente, com cinco campi e oferta 29 cursos de graduação, divididos em quatro institutos: Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História; Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza; Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política; e Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território.

Também são ofertados pela instituição 12 programas de mestrado e dois de doutorado.

Fonte: BandNews
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo