Geral Apple

Apple abandona projeto de uma década de carro elétrico e foca em IA generativa

A Apple está abandonando seu esforço de uma década para construir um carro elétrico em favor de intensificar os esforços em seus projetos generativos de IA, de acordo com um relatório.

Por Da Redação

28/02/2024 às 02:34:53 - Atualizado há
Foto: Reprodução internet

A Apple está abandonando seu esforço de uma década para construir um carro elétrico em favor de intensificar os esforços em seus projetos generativos de IA, de acordo com um relatório.

A Apple anunciou os planos internamente na terça-feira (27), disseram fontes à Bloomberg, abalando seus quase 2.000 funcionários que trabalham no veículo autônomo, que inicialmente deveria ser lançado em 2026.

A decisão foi compartilhada pelo diretor de operações Jeff Williams e Kevin Lynch, vice-presidente que supervisiona o esforço, disseram as pessoas à Bloomberg, pedindo para não serem identificadas ao discutir assuntos privados.

Os dois executivos da Apple disseram aos funcionários que, à medida que a empresa sediada em Cupertino, Califórnia, encerrar a equipe que trabalha no carro – conhecida internamente como Grupo de Projetos Especiais, ou SPG – alguns serão transferidos para a divisão de inteligência artificial.

Esses funcionários agora se concentrarão em projetos generativos de IA sob o comando do executivo John Giannandrea, de acordo com a Bloomberg, enquanto a Apple busca se atualizar com a rival Microsoft, que tem um acordo plurianual de US$ 10 bilhões com a OpenAI, fabricante do ChatGPT, e o Google – embora a gigante da tecnologia esteja atualmente em apuros por causa de seu software de texto para imagem Gemini "acordado".

Centenas de outros membros do SPG – muitos dos quais são engenheiros de hardware e designers de automóveis – podem se candidatar a outro emprego na Apple ou serão demitidos.

Não está claro quantos serão cortados.

O Projeto Titan começou em 2014 com o objetivo de criar veículos totalmente autônomos com interiores luxuosos e navegação guiada por voz, segundo a Bloomberg.

No entanto, o Projeto Titan tem lutado quase desde o seu início. Quando a Apple executou test drives em torno de sua sede no Vale do Silício em 2022, ela teve problemas para navegar pelas ruas, quando frequentemente esbarrava em meio-fio, saía das pistas e entrava no meio dos cruzamentos e quase atropelou um pedestre.

Uma porta giratória de executivos que estavam saindo também prejudicou o programa. Williams e Lynch assumiram o empreendimento há alguns anos, após a saída de Doug Field, hoje executivo sênior da Ford, segundo a Bloomberg.

Ian Goodfellow, um renomado cientista que chefiou a divisão de aprendizado de máquina do Projeto Titan, também deixou a empresa em 2022.

O carro autônomo da Apple foi originalmente planejado para ser diferente daqueles que estão sendo desenvolvidos por rivais como Waymo, apoiado pelo Google, e Cruise, da General Motors, uma vez que não teria volante e pedais , com interiores projetados para dirigir sem as mãos.

Problemas ao longo do caminho fizeram com que ela reduzisse seus planos ambiciosos – adicionando um volante e pedais – e atrasasse seu lançamento de 2025 para 2026, embora ainda se esperasse que o preço fosse de US$ 100 mil.

Enquanto isso, a Apple lançou seu tão esperado Vision Pro no início deste mês por chocantes US$ 3.500, embora os clientes estejam devolvendo o fone de ouvido de realidade virtual poucas semanas depois de comprá-lo.

Mais de 200.000 pares de óculos inovadores foram vendidos durante a pré-venda antes de serem lançados ao público em 2 de fevereiro.

Mas enquanto alguns fãs frenéticos dizem que o Vision Pro irá revolucionar a indústria de tecnologia, outros compradores irritados já estão devolvendo os seus à Apple Store, citando dores de cabeça extremas, náuseas, enjôo e "fadiga ocular".

Fonte: Isto É
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo