Geral Paraná

Trote universitário será proibido no Paraná

O trote universitário, em instituições públicas ou privadas, será proibido no Paraná.

Por Da Redação

22/02/2024 às 09:39:28 - Atualizado há

O trote universitário, em instituições públicas ou privadas, será proibido no Paraná. É isso que prevê um projeto aprovado na Assembleia Legislativa do Estado, na sessão dessa quarta-feira (21). A iniciativa faz alterações em uma lei do ano 2000.

Agora, o texto define trote como toda forma de manifestação estudantil realizada com alunos aprovados em cursos regulares, concursos seletivos ou exames vestibulares, que utilize modos ou meios que configurem violência, agressão, injúria, risco ou constrangimento à integridade moral ou física, à dignidade ou à imagem do aluno. A aplicação será de responsabilidade dos diretores das instituições.

Veja mais:

A proibição acontece na esteira de um trote violento que terminou com a suspensão de 14 alunos do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal. Em maio de 2023, imagens próximas ao Centro Politécnico da instituição, em Curitiba, mostram calouros ajoelhados, enquanto os responsáveis jogam produtos não identificados nas costas dos novos estudantes.

Já em abril de 2022, quatro alunos de medicina veterinária, também da UFPR, foram presos em flagrante durante um trote, suspeitos de lesão corporal grave e constrangimento ilegal. Na ocasião, 19 calouros tiveram queimaduras de primeiro e segundo grau em um terreno baldio em frente à instituição. Os veteranos jogaram uma série de produtos químicos nas vítimas.

Reportagem: Larissa Biscaia

Fonte: BandNews
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo