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Pátio de Triagem de Paranaguá é referência nacional na logística portuária

O vaivém constante de caminhões no Pátio de Triagem de Paranaguá pode parecer simples à primeira vista, mas por trás dessa aparente simplicidade está uma operação logística de grande complexidade.

Por Da Redação

19/02/2024 às 19:13:53 - Atualizado há

O vaivém constante de caminhões no Pátio de Triagem de Paranaguá pode parecer simples à primeira vista, mas por trás dessa aparente simplicidade está uma operação logística de grande complexidade. A eficiência operacional do setor transformou o local em uma referência nacional na Agência Nacional de Transporte Aquaviário (ANTAQ) e em outros portos.

Em 2023, foram 490 mil caminhões em circulação no pátio de triagem, um crescimento de 25% em comparação a 2022 (391 mil caminhões). Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

Recepção estratégica e rigorosa classificação


O Pátio de Triagem recebe veículos de várias partes do Brasil, com destaque para o Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Santa Catarina. Alessandro Conforto, coordenador de Pátios, destaca que a entrada no pátio é rigorosamente agendada, seguindo uma sequência de procedimentos que garantem a qualidade e conformidade dos produtos destinados à exportação.

Aqui, fazemos a recepção dos caminhões, uma amostragem dos produtos e uma classificação para garantir que estejam dentro dos padrões exigidos para exportação“, explica. Os veículos permanecem no Pátio de Triagem até serem chamados para descarregar nos terminais e, posteriormente, embarcados nos navios.


Mais que um estacionamento temporário


Além de ser um ponto de parada temporário para os caminhões, o Pátio de Triagem vai além. Conforto enfatiza que a equipe controla todos os terminais para evitar atrasos, proporcionando apoio aos caminhoneiros com instalações como banheiros e chuveiros, além de cuidar da manutenção da área.

A importância do Pátio de Triagem ultrapassa suas funções operacionais. “Temos colaboradores da ATEXP (Associação dos Terminais do Corredor de Exportação) e da BV (Bureau Veritas), responsáveis pela classificação dos produtos. Aqui, seguimos vários procedimentos, e a ANTAQ recomenda que outros portos venham conhecer o Pátio de Triagem de Paranaguá“, destaca o coordenador.

Alessandro Conforto, coordenador de Pátios, explica que o pátio proporciona apoio aos caminhoneiros com instalações como banheiros e chuveiros. Foto: Portos do Paraná
Alessandro Conforto, coordenador de Pátios, explica que o pátio proporciona apoio aos caminhoneiros com instalações como banheiros e chuveiros. Foto: Portos do Paraná

Tecnologia impulsionando a eficiência


A eficiência do setor é impulsionada pela tecnologia, como o sistema Carga Online, que controla o agendamento e as descargas. O agendamento prévio eliminou filas de caminhões, otimizando o fluxo e reduzindo o tempo de espera.

Os caminhões chegam aqui com agendamento determinado, com uma janela de cinco horas para entrar no Pátio. Podem adiantar ou atrasar a entrada em uma hora ou quatro horas, caso ocorra algum imprevisto na estrada“, explica Conforto.


Monitoramento constante para evitar interrupções


Com mil vagas estáticas no Pátio, a circulação de veículos pode chegar a 2,5 mil no auge do transporte da safra. Alessandro Conforto destaca a importância de monitorar constantemente a dinâmica do Pátio para evitar interrupções.

Quando chegamos pela manhã, avaliamos a situação de cada terminal, o número de caminhões no pátio e os programados para chegar, agindo para manter a dinâmica em funcionamento“, diz.

Ele conclui ressaltando que o Pátio de Triagem de Paranaguá não é apenas um ponto de conexão para caminhões, mas uma engrenagem essencial na cadeia logística nacional. "Isso demonstra como a eficiência operacional e a tecnologia podem transformar um simples estacionamento em uma referência para o setor", finaliza.

Fonte: JB Litoral
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