Litoral Portos

Portos do Paraná impulsionam a agricultura brasileira: liderança na importação de fertilizantes e superando projeções para 2040

No cenário econômico brasileiro, os portos do Paraná são os protagonistas fundamentais na movimentação de fertilizantes, desempenhando um papel importante para impulsionar a produtividade agrícola.

Por Da Redação

11/02/2024 às 12:41:39 - Atualizado há

Segundo ele, a localização estratégica do porto de Paranaguá também desempenha um papel importante nesse sucesso. Sua proximidade com importantes áreas agrícolas do país permite uma distribuição rápida e eficaz de fertilizantes, garantindo que os insumos cheguem aos agricultores no momento necessário do ciclo de plantio.

"Além disso, o sucesso na importação de fertilizantes fortalece a posição do Brasil no mercado global, destacando a importância do país como um player chave no setor agrícola internacional", afirma Pioli.

Ele ainda destaca que, com a demanda por fertilizantes prevista para continuar crescendo, a Portos do Paraná está bem posicionada para manter sua liderança no fornecimento desses insumos essenciais. "O compromisso contínuo com a inovação e a eficiência operacional deve garantir que os portos paranaenses atendam às necessidades do setor agrícola e impulsionem o desenvolvimento sustentável do país", avalia o diretor empresarial.

Expectativa para 2040 foi superada em 2023

Além disso, o ano de 2023 também foi marcado por um novo recorde nos portos do Paraná, que ultrapassaram a marca de 65 milhões de toneladas movimentadas. O anúncio histórico foi realizado pelo diretor-presidente da empresa pública, Luiz Fernando Garcia, e o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, na última quinta-feira (8).

A empresa pública registrou 65.393.256 milhões de toneladas movimentadas, o maior número já alcançado na história da instituição, fundada em 1935. "Este aumento de 12% em relação a 2022 representa o compromisso do Governo do Estado do Paraná com o setor produtivo", destaca Sandro Alex.

O ano de 2023 também foi marcado por um novo recorde nos portos do Paraná, que ultrapassaram a marca de 65 milhões de toneladas movimentadas. Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

A inteligência logística, ajustes operacionais e adequações em tempo de manobras de caminhões e trens foram fundamentais para alcançar recordes tão elevados, conforme afirma o diretor-presidente Luiz Fernando Garcia. "Mais uma vez a Portos do Paraná está na vanguarda. Estudos de mercado apontavam este volume de 65 milhões para 2040, então superamos em 17 anos essa estimativa. Isso tudo sem grandes mudanças na nossa infraestrutura, que serão iniciadas agora em 2024. Este recorde se deve a inteligência logística e ajustes operacionais. Não à toa somos o único porto do país reconhecido por quatro anos consecutivos com a melhor gestão", diz.

O diretor de operações Gabriel Vieira ressalta que mesmo enfrentando desafios climáticos, como uma quantidade excessiva de chuvas, a empresa conseguiu superar as metas estabelecidas. "Isso graças ao trabalho conjunto de colaboradores, terminais, operadores e comunidade portuária", destaca.

Cargas com maiores movimentações na Portos do Paraná em 2023

cargas-portos-2023

Em 2024 o crescimento deve ser maior

Para o ano de 2024, a expectativa é de um crescimento ainda maior. Visando suprir essa demanda, será construído o Moegão, com uma obra orçada em R$ 592 milhões.

O Moegão consiste na implantação de um sistema exclusivo de descarga ferroviária de grãos e farelos. A Ordem de Serviço já foi assinada, e após a conclusão, a capacidade de desembarque de cargas aumentará em 63%.

"O recorde alcançado em 2023 e os investimentos planejados sinalizam que os Portos do Paraná estão prontos para enfrentar os desafios do futuro, mantendo sua posição de destaque na movimentação de fertilizantes e contribuindo significativamente para o desenvolvimento sustentável da agricultura brasileira", finaliza André Pioli.  

Fonte: JB Litoral
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo