Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

destaque-editoria

Primeira fábrica de prédios do Brasil fica no Paraná

O Paraná foi o estado escolhido para sediar a primeira fábrica automatizada de prédios do Brasil.


O Paraná foi o estado escolhido para sediar a primeira fábrica automatizada de prédios do Brasil. A inauguração da fábrica que vai mudar o conceito nacional de habitação a partir da construção em escala de apartamentos, está marcada para o dia 23 de fevereiro, na cidade de Cascavel.

Utilizando tecnologia automatizada e equipamentos da empresa alemã Vollert, a unidade fabril já recebeu investimento de R$ 200 milhões. Segundo o empresário paranaense Francisco Simeão, que é o idealizador do projeto, já está prevista até 2030, a implantação de mais 20 fábricas em outros estados brasileiros, além de cidades do Paraná, como Londrina e Região Metropolitana de Curitiba.

Até o final deste ano, a fábrica de prédios vai operar com apenas 9,5% de sua capacidade. Mesmo assim, está prevista a entrega de três prédios, num total de 360 apartamentos. Em 2025, a fábrica passará a operar com 50% de sua capacidade, e vai entregar quase 2 mil apartamentos. E, a partir de 2026, quando já estará em pleno funcionamento, entregará 4 mil apartamentos por ano, de 2 quartos e de 3 quartos, com suítes.

A tecnologia utilizada pela fábrica para construir os apartamentos já existe desde a reconstrução da Alemanha e de outros países da Europa, depois da Segunda Guerra Mundial, em 1945. Porém, ela vem evoluindo, acompanhando as mudanças tecnológicas. Atualmente, funciona utilizando a mesma lógica da montagem de veículos pela indústria automotiva.

Outro grande diferencial deste projeto é que os apartamentos já saem da fábrica 100% prontos, inclusive com a parte hidráulica e elétrica embutida nas peças, sendo apenas necessário conectar na hora de instalar.

E o primeiro empreendimento da fábrica será o Ecoparque Bairros Integrados, em Cascavel.  Os apartamentos serão vendidos mobiliados, prontos para morar, com cozinha planejada, fogão, geladeira, forno de micro-ondas, máquina de lavar roupa e armários embutidos nos quartos.

Os prédios, com 4.500 apartamentos terão15 andares e serão financiados pela Caixa. Para o transporte da fábrica ao local onde será erguido o Ecoparque, o projeto prevê a utilização de caminhões com pallets.

BandNews

Colunistas Destaque-editoria

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!