Geral Ágatha Sofia

Advogado da mãe biológica de Ágatha Sofia diz que cliente tentará a guarda legal da criança

Por O Bemdito

01/02/2024 às 15:01:27 - Atualizado há
Foto: Reprodução internet

O advogado da Emily Santos Saraiva, mãe biológica da pequena Ágatha Sofia Saraiva, de três anos e que havia sido raptada no dia 11 de janeiro em Cascavel, concedeu uma entrevista para o Jornal Catve, onde deu detalhes sobre o episódio e resgate da criança. Ele afirma que o processo de retorno da criança para sua mãe acolhedora partiu da própria adolescente, que tentará a guarda da filha.

Na entrevista, o advogado Claudinei Ozelame explicou sobre o processo que culminou na separação da mãe biológica e filha. Ele disse que Emily, quando tinha por volta dos 16 anos, também residia com uma família acolhedora, exatamente no período em que estava grávida. Porém, durante o acolhimento e possivelmente devido à rebeldia da adolescência e abstinência do uso de drogas – conforme dito pelo advogado -, Emily e a família não se deram muito bem no período.

Quando a pequena Ágata nasceu, a família decidiu abrir mão da jovem, que voltou para o programa família acolhedora, onde ficou até completar 18 anos. Já a bebê ficou sob responsabilidade do Conselho Tutelar e Assistência Social até que outro lar acolhedor a recebesse. Claudinei Ozelame também reforçou durante a entrevista que a cliente nunca deixou de visitar a filha após o nascimento.

O motivo para o rapto da criança da residência onde ela estava, em Cascavel, não foi explicado pelo advogado, porém ele afirmou que a mãe havia praticado o ato "na força da emoção", e assim que ela e o namorado, Maicon Henrique Paco, perceberam o que haviam feito, entraram em contato com a equipe de Defesa para fazer o retorno de Ágata. Isso, segundo o advogado, antes que a Polícia de Minas Gerais efetuasse o resgate.

A afirmação vai de acordo com a nota enviada anteriormente por Ozelame: "A defesa da mãe biológica de Agatha, Emily Santos Saraiva e também do companheiro dela, Maicon Henrique Paco afirma que estava em tratativas com o NUCRIA para que houvesse o retorno da criança de forma espontânea, no entanto, devido a logística não houve tempo e eles foram localizados".

Emily Saraiva e Maicon Paco foram detidos em Governador Valadares (MG) pela Polícia Civil, que foi solicitada para prestar apoio por investigadores da Polícia Civil do Paraná, que acompanhavam a situação desde o rapto de Ágata. Ambos foram encaminhados para um presídio de Minas Gerais, onde permanecem aguardando a audiência de custódia.

Ágatha agora será novamente conduzida até Cascavel, onde será encaminhada para uma nova família acolhedora. Devido à urgência no caso, o processo evitará espaços de transição, e a necessidade de uma mudança de família se dá devido ao antigo endereço ser conhecido, o que poderia colocar a criança em perigo.

Claudinei Ozelame também reforçou durante a entrevista que Emily irá tentar a guarda legal da criança, e que atualmente ela está em plena capacidade – tanto emocionalmente quanto financeira – de manter a filha, pois seus familiares se comprometeram a ajudá-la com o que for necessário.

Sobre o caso

Ágatha Sofia Saraiva, de 3 anos, foi dada como desaparecida no dia 11 de janeiro após ser raptada de uma residência onde estava acolhida, em Cascavel. Ela foi localizada pela Polícia Civil em Minas Gerais, com sua mãe biológica, na noite da última terça-feira (30).

(Com informações Catve)

Fonte: O Bemdito
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes Goiania