Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Política

Em manifesto, 27 subprocuradores-gerais defendem democracia e cobram ação de Augusto Aras


Um grupo de 27 subprocuradores-gerais da República publicou nesta sexta-feira (6) uma manifestação em prol da democracia e em defesa da urna eletrônica e do atual processo de votação. A manifestação é a mais contundente vinda da elite do Ministério Público em um momento de acentuação dos ataques de Jair Bolsonaro (sem partido) à Justiça Eleitoral.

"A Democracia afirma-se em eleições gerais, periódicas, livres do abuso de poder de autoridade e econômico, constituindo crime comum e de responsabilidade impedir, mesmo que por ameaça, o livre exercício do voto", dizem os subprocuradores.

O tom também foi duro em direção ao atual Procurador-Geral da República, Augusto Aras, reconduzido para um segundo mandato no cargo por Bolsonaro.

"Incumbe prioritariamente ao Ministério Público a incondicional defesa do regime democrático, com efetivo protagonismo, seja mediante apuração e acusação penal, seja por manifestações que lhe são reclamadas pelo Poder Judiciário", dizem.

Sobre o papel do PGR, indicam que suas funções "hão de ser exercidas em estrita sintonia com os deveres de defesa da ordem jurídica e do regime democrático."

Assinam a nota subprocuradores como Nicolao Dino, Mario Bonsaglia e Luiz Frischeisen, vencedores da lista tríplice nas eleições deste ano. Estes nomes foram ignorados por Bolsonaro ao reconduzir Aras.

Congresso em Foco

Judiciário Augusto Aras Bolsonaro Manifestação PGR Processo Eleitoral Procuradoria-geral Da República Subprocuradores Urna Eletrônica

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!