PolĂ­tica Corrupção

PF prende prefeito de Borba, no Amazonas por suspeita de corrupção

Por Agência Brasil

09/01/2024 às 14:23:16 - Atualizado hĂĄ
Foto: Reprodução internet

A PolĂ­cia Federal prendeu o prefeito do municĂ­pio de Borba, no Amazonas, Simão Peixoto Lima, investigado por suspeitas de manipulação de testemunhas em investigações que apuram desvios de recursos pĂșblicos durante a pandemia.

Eleito em 2020 pelo Partido Progressista (PP), Simão Peixoto se filiou em novembro ao MDB. Segundo a PF, hĂĄ indĂ­cios de que ele desviou recursos pĂșblicos que deveriam ter sido utilizados para a compra de kits de merenda escolar.

De acordo com os investigadores, hĂĄ indĂ­cios de que esses kits "não continham ou possuĂ­am uma quantidade muito reduzida de carne de boi, divergindo significativamente do volume contratado. Além disso, constatou-se ausĂȘncia de charque".

HĂĄ também indĂ­cios de falsificação nos recibos de entrega e de pagamentos sem comprovação documental.

Diante da situação, foi expedido mandado de prisão preventiva contra o prefeito e seu afastamento do cargo pelo prazo de 180 dias, tendo por base "evidĂȘncias de que ele conduziu uma videoconferĂȘncia com servidores municipais intimados pela PolĂ­cia Federal para prestar esclarecimentos relacionados à referida investigação".

No encontro, Simão Peixoto teria oferecido assistĂȘncia jurĂ­dica e fretamento de aeronave, custeados pela prefeitura, o que, segundo a PF, poderia representar tentativa de influenciar indevidamente as testemunhas.

"Embora possa ser interpretada como um gesto de auxĂ­lio, esta ação cria um ambiente propĂ­cio para que os servidores se sintam pressionados a adaptar seus depoimentos aos interesses do investigado, comprometendo potencialmente a integridade e a credibilidade das investigações em curso", justificou em nota a PF.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo