Geral Natal

De charrete, Papai Noel mantém tradição e espalha magia do Natal

Conheça Joanides MaNOEL, o bom velhinho de Fernandes Pinheiro

Por Folha de Irati

21/12/2023 às 10:53:13 - Atualizado há

Natal, a festa cristã mais aguardada do ano, representa união entre as famílias, solidariedade e confraternização ao lado das pessoas que amamos. Além de celebrar o nascimento do menino Jesus, esta época do ano também conta com a presença de uma figura icônica, o Papai Noel.

Em Fernandes Pinheiro, o bom velhinho leva alegria às famílias de uma forma única, pois não vem de trenó ou chega pela chaminé, ele vem de charrete!
A equipe da Folha de Irati foi até o município para saber um pouco mais sobre a história de Joanides Manoel Pedroso, o Papai Noel, que há cerca de 9 anos leva a magia do Natal a Fernandes Pinheiro.

Foto: Prefeitura de Fernandes Pinheiro

Joanides tem 76 anos, e conta que decidiu se tornar o personagem mais amado das festas natalinas após pousar para uma foto feita pelo diretor do Jornal Folha de Irati, Nilton Cesar Pabis, em frente ao Ginásio de Esportes há alguns anos atrás.

"Ele (Nilton), colocou no jornal como se eu fosse o Papai Noel, e daquele dia em diante eu disse: 'sabe, eu vou ser'. E daí eu fiz o primeiro ano, e gostei". E desde então, todos os anos, o bom velhinho saí com a charrete toda enfeitada e traje vermelho para distribuir doces às crianças durante o mês de dezembro.
O vovô barbudo, como carinhosamente é chamado pela família, brinca que é Noel até no nome, mas que apesar de ser "Manoel", ele é um "Bom Noel". Ele explica que os três filhos e os três netos o apoiam nas ações, e sua neta mais nova também o acompanha em alguns dos passeios. "Ela é a mamãe Noel, que sai como minha companheira".
"Para mim, que convivo com ele diariamente, é possível perceber a transformação que acontece! Parece que ele se torna o Papai Noel de verdade, se emociona e nos emociona! É mágico!", declarou Ana Paula Pedroso, filha primogênita do bom velhinho.
Adriana Pedroso Stanieski, segunda filha de Joanides, diz que sente "muito orgulho deste trabalho beneficente que ele faz, fico emocionada e até gostaria de voltar a ser criança para poder curtir isso com ele. Acho muito mágico tudo isso!!"
Todo o trabalho é realizado de forma voluntária, e Joanides conta que é divertido participar dos eventos. No início, a charrete era mais básica, não havia a cobertura e nem os enfeites natalinos, foi então que ele e o filho Gustavo decidiram fazer algumas modificações no transporte. Após três meses, o projeto foi finalizado e então o papai Noel passou a distribuir os doces pelo município na charrete personalizada.
Durante a entrevista, o bom velhinho relatou que em um dos anos ficou doente e não iria sair para distribuir os doces, pois até o pneu da charrete estava murcho, mas mesmo assim insistiu na tarefa, encheu os pneus e saiu para levar alegria às crianças. "Porque eu gosto, eu saio todo ano".
Apenas nos anos de 2020 e 2021 Manoel não saiu como Papai Noel, por conta da pandemia da Covid-19.
Após tantos anos saindo trajado em sua charrete, o passeio do Noel Joanides durante o mês dezembro já se tornou uma tradição no município. Inicialmente, ele fazia os trabalhos de Papai Noel por conta própria, mas nos últimos anos a Prefeitura de Fernandes Pinheiro o convidou para receber as crianças na casinha enfeitada no município durante alguns dias antes das festividades.
O Noel Joanides e o cavalo Garoto são uma das principais celebridades no município no mês dezembro. Ele explica que o Garoto é seu companheiro há muitos anos e o ensinou para poder sair na charrete no meio de um grande número de pessoas nas ruas da cidade.
Ele fez até algumas adaptações na charrete para poder carregar as crianças que querem dar uma voltinha com segurança. "Fiz um banquinho aqui atrás (da charrete) para não ter perigo de as crianças caírem, e daí elas andam junto comigo".
Além da parceria com a Prefeitura, o Noel também é bastante requisitado para participar de ações junto aos colégios e creches do município. "Convido a todos, quem quiser vir, a hora que for, eu estou à disposição. Deus nos dando saúde, não fazemos cerimônia!", brinca Joanides.
O vovô de barbas brancas e o Garoto também são requisitados em outras ocasiões, como para levar noivas aos casamentos, e sempre participam das tradicionais cavalgadas, além disso, também marcam presença nas festas municipais que acontecem no Parque da Prainha. "Em dia de festa se as crianças querem andar eu as levo, os adultos também. Não cobro nada, nunca cobrei", destaca Pedroso.
Segundo o Noel, quando ele não puder mais exercer a atividade do bom velhinho, diz que espera que o filho Gustavo assuma seu lugar. "Para mim é muito importante manter a tradição".
Joanides esclarece que gosta do que faz, e deixa uma mensagem especial para o Natal de 2023: "Um feliz Natal e Ano Novo para todo mundo! Bastante saúde e amizade, que é o mais importante de tudo", finalizou o bom velhinho.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo