Grande Curitiba Ônibus elétricos

Prefeitura sanciona lei de compra dos 70 ônibus elétricos

Por BandNews

21/12/2023 às 09:52:23 - Atualizado há

A lei que prevê a compra dos primeiros 70 ônibus elétricos do transporte coletivo de Curitiba foi sancionada. O investimento é de R$ 317 milhões e a previsão é que os veículos comecem a rodar em maio de 2024. Esta é a estimativa feita pela Urbs e as linhas atendidas serão: Interbairros II, Interbairros I e Ligeirinhos.

Os veículos serão adquiridos pelas empresas com o subsídio da prefeitura. A novidade marca o início da descarbonização da frota do transporte coletivo. A ação faz parte do Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas de Curitiba.

Pelo cronograma, serão cinco lotes de compra. Dos 70 ônibus, 36 serão do modelo padron piso alto, 28 articulados de piso alto e 6 padron piso baixo. Segundo a Urbs, ao longo de 16 anos de vida útil, os ônibus elétricos representam economia de R$ 147 milhões em relação à compra de 70 ônibus a diesel.

Os veículos serão equipados com ar-condicionado, Wi-Fi e tomadas USB para recarga de celular. Cada um terá dois espaços para cadeirantes e 20% dos assentos serão reservados às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Reportagem: Larissa Biscaia

Fonte: BandNews
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes Goiania