Política 8 de Janeiro

Indulto de Natal de Lula não deve incluir condenados por atos golpistas de 8 de janeiro

O Ministério da Justiça teria aprovado, durante a madrugada desta terça-feira, 19, uma minuta que exclui condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro do indulto de natal.

Por Isto É

19/12/2023 às 13:39:05 - Atualizado há
Foto: Reprodução internet

O Ministério da Justiça teria aprovado, durante a madrugada desta terça-feira, 19, uma minuta que exclui condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro do indulto de natal. O documento aceito por um colegiado, que é responsável por este assunto e ligado à pasta, passará por Flávio Dino e posteriormente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). As informações foram divulgadas pela CNN Brasil.

O documento exclui do indulto de natal, além de indivíduos que tenham cometido crimes contra o estado democrático de direito, como os 30 condenados pelo STF (Supremo Tribunal Federal), que eram acusados pelos atos golpistas de 8 de janeiro, pessoas que estejam envolvidas nos delitos de organização criminosa, tortura, milícia privada, lavagem de dinheiro, crimes de preconceito de raça ou cor e genocídio.

Em um trecho inédito da minuta, condenados por violência contra a mulher não podem receber o benefício, seja doméstica, política ou de descumprimento de medidas protetivas. Apesar de indicado ao cargo no STF, Flávio Dino ainda age como chefe do Ministério da Justiça até janeiro de 2024, e deve aprovar o documento.

O indulto de natal é um perdão concedido pelo Estado à condenados, tradicionalmente ocorre nas festividades de fim de ano.

Fonte: Isto É
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo