Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Trânsito

Curitiba testa sensores automáticos em cruzamento de linha férrea


Foto: Levy Ferreira/SMCS

Curitiba pode ter sensores automáticos instalados em cruzamentos com linhas férreas. Nesta semana, a Superintendência de Trânsito (Setran), em parceria com a Rumo e o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), deu início aos testes do projeto "PN Sensoreada". São sensores instalados nas proximidades dos cruzamentos rodoferroviários que identificam a aproximação do trem e acionam o semáforo instalado para motoristas no cruzamento com a ferrovia. Neste mês de agosto, o equipamento ficará em fase de testes supervisionados, ou seja, o equipamento não irá ficar ativo 24 horas por dia.

A "PN Sensoreada" consiste em quatro sensores instalados nas proximidades da ferrovia em uma distância de aproximadamente 400 metros que identificam a aproximação do trem.

Por meio de um sistema de inteligência artificial com visão computacional e de monitoramento, os sinais são captados pelo equipamento e acionam o semáforo, alertando o motorista para a necessidade de parar e alternando novamente para verde após o trem completar a travessia. A previsão é que os resultados conclusivos da tecnologia sejam apresentados no primeiro semestre de 2022.

BandNews

Cidade E Cidadania Geral Trânsito

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!