Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Litoral

Confira o significado da cor das bandeiras nas praias

Bandeiras são usadas nas praias para orientar os banhistas sobre as condições da água, do clima, além de risco de afogamento.


Bandeiras são usadas nas praias para orientar os banhistas sobre as condições da água, do clima, além de risco de afogamento. O sistema de cores lembra o raciocínio utilizado nos semáforos: vermelho significa proibição, amarelo requer atenção e verde é liberação.

Prestar atenção na cor das bandeiras colocadas nas praias pelo Corpo de Bombeiros é fundamental para um banho de mar tranquilo e seguro. A bandeira verde é sinal de risco mínimo de incidentes, com água calma e sem a presença de correntes de retorno. Ou seja, segura para os banhistas.

Já a bandeira amarela requer alerta, já que os bombeiros encontraram fatores de risco que exigem cuidado. Neste caso, o risco de afogamento é médio. A bandeira vermelha fica em locais inadequados para banho e apresentam alto risco de afogamento.

Veja mais:

Apesar de causar estranheza, a bandeira metade vermelha e metade amarela indica que a área é monitorada e protegida por guarda-vidas. Ela também é um local indicado para banho de mar. Por fim, a bandeira preta aponta para a ausência de postos fixos de guarda-vidas, elevando o risco de afogamentos. É o que explica o comandante do 8º Grupamento de Bombeiros, o major Fabrício Frazatto dos Santos.

Duas bandeiras no mesmo mastro significam que o espaço está interditado para banho devido a fatores de segurança. Nestes casos, ninguém deve permanecer na praia, inclusive os guarda-vidas. Outros cuidados devem ser tomados para evitar acidentes em praias, lagos e cachoeiras. A responsável pela comunicação na Operação Verão, capitã Kolossoskei, reforça quais medidas devem ser tomadas.

Entre janeiro e novembro deste ano, o Corpo de Bombeiros registrou 762 ocorrências de afogamento. Segundo o Governo do Paraná, o efetivo para a temporada de verão é de 100 guarda-vidas civis e 677 bombeiros militares. Em situações de busca e salvamento, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado pelo telefone 193.

Reportagem: Mirian Villa

BandNews

Geral Litoral Paraná Destaque-coluna-1-sup Destaque-coluna-2-inf Destaque-coluna-2-sup Destaque-coluna-3-inf Destaque-coluna-3-sup Destaque-editoria Destaque-grande-pagina-principal Destaque-lateral-editoria Destaque-menor-1-editoria Destaque-menor-2-editoria

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!