Geral Paraná

Pesquisadores identificam "sotaques" em botos-cinza

Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Paraná identificou que os botos-cinza têm sotaques.

Por Da Redação

17/11/2023 às 09:36:01 - Atualizado há

Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Paraná identificou que os botos-cinza têm sotaques. O estudo de doutorado, feito no Centro de Estudos do Mar, no litoral do estado, analisa os sons emitidos pelos animais, que parecem assobios finos e constantes.

Veja mais:

Até o momento, o que se sabe é que o jeito de "falar" é determinado pela formação genética e pelo ambiente em que eles vivem. Por exemplo, aqueles que estão perto de Guaraqueçaba têm uma sonoridade diferente em relação aos que nadam perto do Porto de Paranaguá. A pesquisadora Camila Domit explica que os golfinhos realmente têm diálogos.

Estudos similares buscam identificar os sons emitidos por orcas como forma de comunicação social. Com a ajuda de drones e hidrofones, os pesquisadores do Centro de Estudos do Mar querem entender como as mudanças ambientais no litoral do Paraná impactam o comportamento dos animais.

A qualidade da água também impacta na comunicação, dependendo da profundidade, da salinidade, da turbidez e da temperatura do local.

Reportagem: Larissa Biscaia

Fonte: BandNews
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo