Geral conflito

Israel afirma que encontrou corpo de refém do Hamas perto de hospital em Gaza

O Exército israelense anunciou nesta quinta-feira (16) que encontrou, perto do hospital Al Shifa na Cidade de Gaza, o corpo de Yehudit Weiss, uma mulher sequestrada pelo movimento islamista palestino Hamas em 7 de outubro.

Por Da Redação

16/11/2023 às 19:30:38 - Atualizado há
Foto: Reprodução internet

O Exército israelense anunciou nesta quinta-feira (16) que encontrou, perto do hospital Al Shifa na Cidade de Gaza, o corpo de Yehudit Weiss, uma mulher sequestrada pelo movimento islamista palestino Hamas em 7 de outubro.

O corpo da refém, sequestrada no kibutz Beeri, “foi retirado pelas tropas do Exército israelense de uma estrutura adjacente ao hospital Al Shifa, na Faixa de Gaza, e transportado até o território israelense”, indicou a força militar em nota.

“Na estrutura em que Yehudit estava também foram encontrados equipamentos militares, incluindo fuzis Kalashnikov e lança-foguetes”, detalha a nota.

O porta-voz do exército, Daniel Hagari, assegurou que Weiss foi morta pelos sequestradores. “Yehudit foi assassinada pelos terroristas na Faixa de Gaza e não conseguimos chegar a tempo” para resgatá-la, lamentou.

O Hamas, no poder em Gaza, afirma há semanas que dezenas de reféns morreram nos bombardeios israelenses lançados em retaliação ao ataque do movimento islamista contra Israel em 7 de outubro.

Segundo o Fórum de Famílias de Reféns israelenses, Weiss foi diagnosticada com câncer de mama há três meses e seu marido foi morto no ataque. Eles tinham cinco filhos, que sobreviveram.

Na invasão, os militantes mataram cerca de 1.200 pessoas, a maioria civis, e capturaram por volta de 240, de acordo com as autoridades israelenses.

Em resposta, Israel prometeu “aniquilar” o movimento islamista e realiza bombardeios sucessivos sobre a Faixa de Gaza. Segundo o Hamas, ao menos 11.500 pessoas já foram mortas, também civis na maioria.

Israel garante que o hospital Al Shifa, o maior da Faixa, abriga um centro estratégico e militar do Hamas. O grupo islamista nega esta acusação.

O Exército lançou na quarta-feira uma “operação seletiva” e “complexa” no centro hospitalar, situado no norte do território palestino. Os soldados israelenses estão revistando um a um os edifícios do hospital, informou um responsável do Exército nesta quinta.

Durante a intervenção no local, os soldados encontraram “munições, armas e equipamentos militares”, além de “imagens relacionadas aos reféns” nos computadores apreendidos, afirmou a mesma fonte.

A ONU calcula que cerca de 2.300 pessoas – pacientes, médicos e refugiados – estão nessas instalações.

Em 30 de outubro, o Exército israelense anunciou a libertação na Faixa de Gaza de uma soldado sequestrada pelo Hamas, que governa o pequeno território palestino desde 2007.

ysf-smk/dla/anr/mb/rpr/ic/am

Fonte: Isto É
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes Goiania