Geral PORTAS ABERTAS

Umuarama: reunião da Cmas busca aproximar a comunidade e divulgar as ações do conselho

O Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS) realizou nesta semana a terceira reunião descentralizada do ano, no anfiteatro do Centro da Juventude Agnaldo Mackert Barbosa (na avenida Goiânia, Zona VI).

Por Da Redação

12/11/2023 às 17:48:24 - Atualizado há

O Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS) realizou nesta semana a terceira reunião descentralizada do ano, no anfiteatro do Centro da Juventude Agnaldo Mackert Barbosa (na avenida Goiânia, Zona VI). A reunião, aberta à população em geral, reuniu representantes de entidades, serviços, programas e projetos inscritos junto ao órgão na tarde da última quinta-feira, 9.

Nessas reuniões, cada entidade tem um espaço para apresentar seus serviços com o objetivo de aproximar o CMAS da comunidade e dos usuários do Sistema Único da Assistência Social (Suas). Outro objetivo é divulgar o trabalho do conselho e o seu papel de espaço democrático e de controle social, acolhendo demandas e sugestões para melhoria dos serviços.

Neste ano já foram realizadas duas reuniões descentralizadas – a primeira foi em março, na região do Cras 3 (na Associação de Recuperação dos Alcoólatras – ARA) e outra em agosto para o público e entidades do Cras 2 (no auditório do Salão Santa Clara, na Matriz São Francisco de Assis).

"Na terceira reunião tivemos entidades do território do Cras 1 e os serviços governamentais da Secretaria de Assistência Social", informou a presidente do CMAS, Ivone Urbanski. "Tivemos uma boa participação. Recebemos representantes de outros conselhos, agentes comunitários, a Agência do Trabalhador e várias entidades, bem como serviços assistenciais e usuários de vários programas", disse.

Além de resolver assuntos de interesse do conselho, os participantes conheceram um pouco mais sobre trabalhos desenvolvidos por algumas entidades, que se apresentaram de forma brilhante. "Vimos a emocionante história da Associação Casa da Sopa Dr. Leopoldino, uma entidade bem antiga da cidade, e todos os serviços da Secretaria de Assistência Social. Foi um momento de importância para os envolvidos na área social, que devemos dar continuidade no próximo ano", acrescentou Ivone.

As reuniões descentralizadas oferecem mais oportunidades de participação da população usuária dos programas e da comunidade em geral, além de divulgar os trabalhos desenvolvidos nas diversas entidades assistenciais, "o que ajuda também a despertar nas pessoas o desejo de se voluntariar a algum serviço", disse a presidente que, por fim, agradeceu a todos a todos os envolvidos na realização do evento.

A pauta da reunião teve a apreciação e aprovação da ata anterior, apresentação de informes, nomeação de conselheiros (decreto 309/2023), recomposição da comissão do Programa Bolsa Agente de Cidadania e das comissões temáticas; votação das prestações de contas do Fundo Estadual de Assistência Social (Feas) ao Centro da Juventude e da concessão de incentivos; apresentação das entidades Assebe – Projeto Amor é Ação, Associação Colorindo o Futuro de Umuarama e Casa da Sopa Dr. Leopoldino.

(Com informações assessoria PMU)

Fonte: O Bemdito
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo