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92% das sorveterias são pequenos negócios

Apostar no mercado de sorvetes tem se mostrado uma boa alternativa para quem planeja abrir o próprio negócio.

Por Da Redação

10/11/2023 às 14:27:51 - Atualizado há

Apostar no mercado de sorvetes tem se mostrado uma boa alternativa para quem planeja abrir o próprio negócio. Isso é o que aponta uma pesquisa realizada recentemente pelo Sebrae em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Sorvetes. Só para se ter uma ideia do tamanho deste mercado, mais de 11 mil empresas estão ligadas ao setor de sorvetes e gelatos em todo o País, sendo que 92% são micro e pequenos negócios.

No ano passado, o faturamento do setor chegou a R$ 15 bilhões e as vendas têm registrado crescimento anual de 10%. O Brasil é hoje o sexto maior produtor mundial de sorvetes – ficando atrás dos Estados Unidos, China, Rússia, Japão e Alemanha. 

Eu conversei agora há pouco com a diretora de Marketing da Gebon, Patrícia Nogueira, e ela me explicou que os hábitos de consumo de sorvete variam muito entre as regiões ou mesmo de cidade para cidade. Mas, na verdade, o mito de que as pessoas só consomem o produto em dias quentes e ensolarados não existe. A cada ano que passa, o sorvete vem se tornando um alimento indispensável para a maioria dos brasileiros.

A Gebon, por exemplo, tem 28 anos de mercado, e a fábrica que atende todo o Paraná está localizada no município de Japurá. Seis anos atrás, começou a operar a indústria na cidade de Primavera do Leste, que fornece sorvetes e açaí para o Mato Grosso e Goiás.

Patrícia Nogueira me contou que a Gebon vai terminar o ano com uma produção de 5 mil toneladas de sorvetes, ou uma tonelada a mais em relação a 2022. Além da produção de sorvetes, seus produtos são comercializados em mais de 5700 pontos de venda espalhados em 368 cidades do Paraná. A Gebon também atua com diversos modelos de negócio, como sorveterias e pontos de venda em parceria com revendedores parceiros da marca em supermercados, farmácias, postos de combustível, lojas de conveniências, panificadoras e até restaurantes.

Eu fiz esta mesma pergunta à diretora de Marketing da Gebon, e ela me disse que além da qualidade e preço, inovar é fundamental. Aliás, as empresas devem sempre trazer novidades e lançamentos, uma vez que os consumidores buscam produtos cada vez mais saudáveis e nutritivos.

Por fim, em relação ao consumo per capita no Brasil, hoje cada brasileiro consome 6 litros de sorvete por ano. No topo do ranking como maior consumidor mundial de sorvete está a Nova Zelândia, com índice de quase 13 litros por pessoa no ano, seguida da Austrália 11,6 litros e Estados Unidos com 10 litros.

Fonte: BandNews
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