Grande Curitiba SEGURANÇA NAS ESCOLAS

Segurança armada nas escolas de Curitiba está na pauta da CCJ da Câmara

Proibição da participação de crianças em atividades pedagógicas de gênero também será discutida pela Comissão de Constituição e Justiça.

Por Redação

31/10/2023 às 13:33:56 - Atualizado há
A ideia do projeto é que todas as escolas municipais de Curitiba tenham a presença de pelo menos um vigilante, portando arma de fogo durante o período escolar. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Nesta terça-feira (31), às 14h, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) promove sua reunião semanal para a análise de 21 projetos de lei que tramitam na Câmara Municipal de Curitiba (CMC). O destaque da pauta é a proposta que pretende criar a Política Pública de Vigilância Privada Armada no Sistema Municipal de Ensino. A agenda será presencial, na Sala das Comissões, com transmissão ao vivo pelas redes sociais.

O autor da matéria é o vereador Rodrigo Reis (União), que quer que todas as escolas municipais de Curitiba tenham a presença de pelo menos um vigilante, portando arma de fogo, durante o período escolar. A instituição de ensino que julgar ser necessário ter mais de um vigilante deverá informar dados de violência e vulnerabilidade da localidade para a Secretaria Municipal da Educação (SME) que justifique esse pedido.


O projeto de lei prevê capacitações anuais nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), para que os funcionários possam identificar situações de risco. A ideia é que pelo menos 80% deles, em cada curso oferecido pela Prefeitura de Curitiba, aprendam a diagnosticar comportamentos que apontem para problemas de saúde mental nas crianças e adolescentes. No colegiado de Constituição e Justiça, a relatoria está com Toninho da Farmácia (União).


Proibição da participação de crianças em atividades de gênero será votada

Amanhã, a CCJ também deverá analisar mais 20 propostas. Entre elas, está a de Eder Borges (PP) que assegura aos pais e responsáveis dos alunos da rede municipal de ensino o direito de proibirem a participação de seus filhos e tutelados em atividades pedagógicas de gênero. Conforme a redação, essas atividades são caracterizadas como "aquelas que abordam temas relacionados à orientação sexual, diversidade sexual, igualdade de gênero e outros assuntos similares".


Eder Borges analisa que, quando uma escola promove uma atividade que fere o "pátrio poder ou poder familiar", esta instituição está ferindo o Código Civil, que, em seu artigo 1.630, determina que "os filhos estão sujeitos ao poder familiar, enquanto menores", e que, em seu artigo 1.634, aponta que compete aos pais o pleno exercício de dar criação e educação aos filhos e de exigir que eles "lhe prestem obediência, respeito e os serviços próprios da sua idade e condição". Na comissão, a relatoria ficou a cargo de Noemia Rocha (MDB).


CCJ analisa alarme para denúncia de importunação sexual nos estádios

Outro item da pauta de amanhã é a matéria apresentada por Maria Leticia (PV) que institui a campanha de combate à importunação sexual nos estádios de Curitiba. A proposta não estreia no colegiado, porque em maio foi devolvida ao gabinete parlamentar da vereadora para adequações. Na reunião desta semana, a proposta será discutida novamente, junto com seu substitutivo geral, protocolado no começo de outubro. A relatoria é de Angelo Vanhoni (PT)


A relação completa dos projetos a serem analisados está disponível no Sistema de Proposições Legislativas (SPL). Basta acessar a aba "Comissões" e a opção "Pauta das Comissões".


Qual a função da Comissão de Constituição e Justiça?

Presidida por Bruno Pessuti (Pode), cabe à Comissão de Constituição e Justiça exercer o controle de constitucionalidade no Legislativo, impedindo que iniciativas em desacordo com os limites legais avancem na CMC. Por isso, a CCJ é a única das 10 comissões temáticas que pode, sozinha, por decisão dos seus membros, arquivar propostas dos vereadores ou do Executivo. Em 2023, após a reforma do Regimento Interno, ganhou o poder de criar súmulas para uniformizar entendimentos.

Fonte: Nosso Dia
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo