Geral Tecnologia

NASA divulga imagem de Júpiter com rosto fantasmagórico que lembra pinturas de Picasso

A imagem, que foi feita pela nave Juno, mostra nuvens e tempestades cercando o planeta gigante

Por Rafael Faustino

31/10/2023 às 11:03:17 - Atualizado há
Imagem de Júpiter divulgada pela Nasa, que lembra obras de Picasso - Foto: NASA/JPL-Caltech/SwRI/MSSS?

Às vésperas do Halloween, a NASA divulgou uma imagem de um sobrevoo de sua nave Juno sobre o planeta Júpiter que causa calafrios: as nuvens e tempestades que cercam o planeta gigante parecem formar um rosto macabro, que lembra uma pintura cubista de Picasso.

Após capturar a imagem, a agência espacial norte-americana não perdeu a oportunidade de brincar com sua aparência fantasmagórica, e a divulgou com uma postagem na rede social X aproveitando uma importante efeméride: dia 25 de outubro seria o 142º aniversário de nascimento de Picasso.


"OK. Eu gosto disso. Picasso! A #JunoMission capturou esta vista no extremo norte de Júpiter que lembra um retrato cubista exibindo múltiplas perspectivas. Apresentamos a imagem do @NASASolarSystem para você em 25 de outubro - no que teria sido o 142º aniversário de Picasso", diz a postagem.


A imagem mostra a linha que divide os lados do dia e da noite de Júpiter. Segundo a NASA, trata-se de uma região no norte do planeta chamada Jet N7, e os contornos que formam o que parece ser um rosto mostram "turbulentas nuvens e tempestades" na atmosfera do maior planeta do sistema solar. O registro foi feito a 7,7 mil quilômetros acima das nuvens jupiterianas.


A imagem foi retocada pela cientista Vladimir Tarasov a partir da JunoCam – registro "cru" de tudo que a nave Juno sobrevoa, que fica disponível para todos na internet. Convertendo os dados em representações visuais, Tarasov chegou a essa obra digna de Picasso.


A referência ao pintor espanhol se deve às características do cubismo, movimento artístico que ele liderou, de apresentar imagens que, no mesmo plano, podem ser enxergadas por múltiplas perspectivas.


Fenômeno mental explica porque vemos um rosto na imagem

A NASA explica também que não é à toa que, ao bater o olho na imagem de Júpiter, vemos um rosto desenhado: o fenômeno de vermos traços humanos ou outros padrões em imagens aleatórias é chamado pareidolia. É assim também que muitas vezes enxergamos formatos de animais ou pessoas em nuvens no céu.


O professor Marcelo Fernandes Costa, do Departamento de Psicologia Experimental da Faculdade de Psicologia da USP, explica no Jornal da USP que a pareidolia é resultante do estímulo visual e da necessidade do nosso cérebro de "resolver" enigmas visuais – traduzi-los para termos conhecidos por nós.


"Nossa percepção vai resolver coisas, ela faz isso o tempo todo. Esta é uma função ativa e involuntária que o nosso cérebro tem", diz.


Segundo ele, nosso cérebro tem aversão a lacunas sensoriais, que forçam a assimilação a um objeto já conhecido. "Quando a gente está frente a um estímulo visual que não consegue resolver, nosso cérebro vai buscar o processamento perceptual em sistemas cerebrais importantes".

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo