Economia Varejo

Vendas devem crescer em 2023, mas perdem força no último trimestre

Por Biznews

20/10/2023 às 05:00:33 - Atualizado há
Foto: Reprodução internet

As vendas de varejo considerando doze meses, isto é, comparando dezembro 2023 com dezembro 2022, devem apresentar crescimento. O varejo ampliado deve registrar expansão de 4,96% e o restrito 1,74%. Entretanto, nem todos os segmentos devem terminar o ano comparativamente a 2022 com resultado positivo: Artigos farmacêuticos, ortopédicos de perfumaria e cosméticos (4,37%); Livros, jornais, revistas e papelaria (-4,18%); Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (0,74%); Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-9,13%); Materiais de construção (-1,9%); Veículos, motos, partes e peças (5,7%); Combustíveis e lubrificantes (3,6%); Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (2,7%); Hipermercados e supermercados (2,6%); Tecidos, vestuário e calçados (-1,0%); (1,3%).

As projeções realizadas pelo IBEVAR – FIA Business School apontam ainda perda de força no último trimestre do ano. Embora o varejo ampliado deva crescer 0,8% no período outubro-dezembro, o varejo restrito deve encolher 0,7%. Os segmentos com crescimento projetado positivo nesse exercício são: artigos farmacêuticos, ortopédicos de perfumaria e cosméticos; outros artigos de uso pessoal e doméstico. Variação neutra: equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação; veículos, motos, partes e peças; combustíveis e lubrificantes; hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo. Estima-se variação negativa para: livros, jornais, revistas e papelaria; materiais de construção; hipermercados e supermercados; tecidos, vestuário e calçados e móveis e eletrodomésticos.

"Esses resultados mostram, como já havíamos assinalado, que a recuperação das vendas em 2023, esperada em função das condições muito desfavoráveis em 2022, é tênue. O endividamento das famílias e a incerteza do quadro político, particularmente, as reais condições do governo controlar o déficit público freiam a expansão sustentável do consumo", afirma Claudio Felisoni de Angelo, presidente do IBEVAR e professor da FIA Business School.

Sobre o IBEVAR – O IBEVAR (Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo) é referência em pesquisas e conteúdos sobre Varejo e Consumo e principal plataforma de relacionamento de executivos do setor. Realiza mais de 40 pesquisas periódicas anuais que contribuem com o mapeamento do setor, como projeções relacionadas a vendas e intenção de compra, inflação e inadimplência, além de realizar pesquisas de tendências das principais datas sazonais e comemorativas do Varejo e de proporcionar a capacitação contínua de profissionais do setor por meio de parcerias educacionais. Fundado em 2009, a organização, que reúne mais de 19 mil associados, desenvolveu também o Prêmio de Inovação para estimular a criação de projetos inovadores e apresentar ao mercado soluções para os desafios do Varejo.

Sobre a FIA Business School – Criada em 1980, a FIA Business School é referência entre as escolas globais de negócios do Brasil e da América Latina. Atua em educação executiva, pesquisa e consultoria com soluções customizadas para organizações do setor privado e público – uma referência no Brasil e no mundo. Porque ensina você a transformar conhecimento em resultados que mudam o jogo – no mundo dos negócios e na sociedade. Sua fundação se deu por professores da Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade (FEA-USP) com a missão de desenvolver e disseminar o conhecimento e as melhores práticas em Administração. Os MBAs da FIA são credenciados pela AMBA (Association of MBAs), sediada em Londres e, desde 2004, frequenta as publicações internacionais de melhores MBAs, incluindo Financial Times e EuropeanCEO. A graduação em Administração de Empresas foi avaliada pelo ENADE como a melhor em Administração em Negócios na cidade de São Paulo, e alcançou por três vezes consecutivas 5 estrelas na avaliação do Guia do Estudante.

Fonte: Biznews
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo