Geral envolvimento

Iporã finaliza etapas do programa "Justiça e Cidadania também se aprendem na Escola"

A Comarca de Iporã concluiu na última sexta-feira (29) a última etapa do programa "Justiça e Cidadania também se aprendem na Escola".

Por Da Redação

04/10/2023 às 17:35:47 - Atualizado há

A Comarca de Iporã concluiu na última sexta-feira (29) a última etapa do programa "Justiça e Cidadania também se aprendem na Escola". O programa, do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), foi realizado com os alunos do 5º ano letivo das Escolas Municipais Geni Aparecida Giordano e Delazir Pinezi.  

A primeira etapa do programa, realizada no dia 11 de agosto de 2023, teve distribuição da cartilha do projeto e visitas dos alunos às instalações do fórum, na qual desenvolveram atividades culturais e elaboraram redações contando sobre suas experiências, percepções e aprendizados.

Participaram desta etapa a juíza de direito Patrícia Reinert Lang, o juiz substituto Gabriel Henrique Leocadio, o promotor de justiça Julio Cesar Moraes Comin, o promotor substituto Rafael Vittorazze Azola, o delegado de polícia Felipe Martins e a presidente da Ordem dos Advogados (OAB) – Subseção de Iporã, Fernanda Pegorini Rufato, além de servidores, assessores e estagiários. 

Já na última etapa, a magistrada e o promotor titulares visitaram as turmas participantes para ver algumas das apresentações preparadas pelos alunos e alunas e conheceram o ambiente escolar. Ao final, foram premiadas simbolicamente as redações com maior destaque e foi entregue uma lembrança a cada escola pela participação no programa. 

Uma das redações selecionadas, escrita pelo aluno David da Silva de Macedo, intitulada "Um sonho a realizar", reforçou a importância do projeto criado pelo TJPR: "Realizamos perguntas e a juíza falou sobre o projeto e a função de cada funcionário, disse que cada um é importante para o bom andamento dos processos. O promotor foi muito legal e brincalhão. Ouvir tudo sobre o Direito, e a justiça me despertou um sonho de ser advogado", escreveu o aluno. 

"Foi um grande aprendizado para nossos alunos, que ficarão marcados para sempre com tudo aquilo que foi visto, aprendido e trabalhado. Com esse programa vocês mudaram vidas", destacou a diretora da Escola Delazir Pinezi, Jânia Bressan Errera. Os alunos ainda apresentaram um júri simulado sobre uma acusação de bullying e violência escolar. 

(Assessoria TJPR)

Fonte: O Bemdito
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo