Política Furto

Suspeitos que roubaram armas de fazenda de ex-deputado federal invadiram local cortando grade e obrigaram vítimas a abrirem cofre, diz filho

Segundo polícia, nove armas foram levadas da fazenda de Abelardo Lupion. O filho dele, deputado federal Pedro Lupion, disse que pai foi agredido com coronhada, chutes e pontapés durante o roubo.

Por g1 PR

04/10/2023 às 11:41:19 - Atualizado há
Ex-deputado federal Abelardo Lupion - Foto: Câmara dos Deputados

A invasão da fazenda do ex-deputado federal do Paraná Abelardo Lupion e da esposa, Denise Maria Deboni Lupion, ocorreu após suspeitos terem cortado a grade e entrado por uma das janelas da casa à noite, segundo o filho do casal, o deputado federal Pedro Lupion (PP-PR).

O caso foi registrado no domingo (1°) em Santo Antônio da Platina, no norte Pioneiro do Paraná, por volta das 22h30, segundo a Polícia Militar (PM). Os suspeito não foram localizados.


Após a invasão, o casal foi rendido, agredido e amarrado no pé de uma cama, enquanto os suspeitos reviravam a casa. Os agressores exigiram as chaves do cofre onde estavam nove armas da família, que foram levadas.


"Renderam a minha mãe já no corredor da sede, próximo aos quartos, e a jogaram no chão, amarraram e, em seguida, meu pai escutou um barulho e foi dominado por outros dois e levou coronhada, chutes, pontapés. Aí começou sangrar muito", disse Pedro Lupion.


Os criminosos ficaram na casa por cerca de uma hora e fugiram.


De acordo com o deputado, ele estava chegando em São Paulo quando recebeu a informação que a propriedade havia sido invadida e, então, retornou.


Abelardo Lupion levou pontos na cabeça e teve uma das costelas quebradas, além de hematomas pelo corpo. A esposa dele não ficou ferida, segundo o filho.


Entre os objetos levados da casa, de acordo com Pedro Lupion, estão joias, coleção de facas e relógio. Veja, abaixo, os itens levados.

  • 1 Carabina calibre 44
  • 1 Carabina calibre 22
  • 1 Carabina Fuzil Rossi calibre 357
  • 1 Pistola calibre 380
  • 2 Pistolas Taurus calibre 380
  • 1 Pistola Taurus G2C calibre 9mm
  • 1 Pistola Taurus calibre 22
  • 1 pistola Taurus TS9 calibre 9mm
  • 1 Coleção de faca
  • 1 Relógio Rolex de Ouro


Joias diversas

Segundo o deputado, as armas pertencem a um acervo de coleção. Na ação, os criminosos exigiram as chaves e levaram os objetos.


"Somos atiradores, tanto eu quanto o meu pai. Temos coleção de armas e a vida toda trabalhamos nesse sentido, sempre fomos entusiastas do esporte", falou.


De acordo com Pedro Lupion, ele acredita que a fazenda foi alvo de uma quadrilha de criminosos que atua na região, ou por questão política.


"Fica a dúvida se a minha atuação como presidente da bancada ruralista... eu tenho um perfil bastante combativo... se há alguma conotação política ou se foi um assalto mesmo", falou.


O caso

O roubo foi no domingo (1º).

Em relatório, a Polícia Militar informou que, durante o assalto, o ex-deputado foi ferido na cabeça e precisou de atendimento no Posto de Saúde de Jacarezinho. Por conta do ferimento, ele levou três pontos.


A polícia informou, também, que os homens forçaram Aberlado a abrir o cofre da residência onde estavam as armas. Todas foram roubadas pelos assaltantes, além de outros bens de valor como um relógio de ouro, joias e uma coleção de facas.


Nas redes sociais, o deputado federal Pedro Lupion (PP), filho de Aberlado, disse que os pais foram feitos reféns. A polícia não confirmou, até a última atualização desta reportagem, quanto tempo os assaltantes ficaram na fazenda.


Conforme a PM, após diligências, o caso foi repassado à Polícia Civil (PC-PR).


Em nota, a corporação informou que instaurou inquérito policial e disse que as investigações estão em fase inicial.


Trajetória

Aberlado Lupion foi deputado federal pelo Paraná por seis mandatos, presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio (FPA) e presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) na gestão do ex-governador e atual deputado federal Beto Richa (PSDB).


Além disso, foi secretário de Infraestrutura e Logística da ex-governadora do Paraná Cida Borghetti.


O último mandato de Abelardo foi na legislatura 2011-2014.

Fonte: G1
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo