Economia Ponta Grossa

UEPG leva cursos, oficinas e palestras ao Transforma Agro 2023

Por A Rede

27/09/2023 às 01:12:50 - Atualizado há
Foto: Reprodução internet

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) marcou presença no Transforma Agro, evento promovido pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG). As atividades aconteceram de 19 a 24 de setembro, no Centro de Eventos, e contaram com os cursos do Setor de Engenharias, Ciências Agrárias e Tecnologias (Secate). O público conheceu projetos desenvolvidos na graduação e pós-graduação.

O evento teve intuito de congregar pessoas, palestras, cursos e oficinas de forma tecnológica, para divulgar as descobertas científicas e inovações voltadas ao agronegócio. O reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto, participou da abertura das atividades do Transforma Agro. Ele reforçou que a UEPG teve grande relevância no evento. "Participamos mostrando o que a Universidade faz, mostrando a nova agricultura e trabalhando junto com o público para mostrar a UEPG como ela é: ativa, inovadora e extremamente preocupada com o desenvolvimento regional", finaliza o reitor.

Para o vice-reitor, professor Ivo Motin Demiate, a participação intensiva do Secate foi fundamental para o sucesso do evento. "Atuamos fortemente do ponto de vista técnico e científico, divulgando os cursos e inclusive com um quiosque de inscrições do vestibular", afirma. O espaço ocupado pela Universidade comportou todos os cursos do Setor, com atividades dos alunos e professores no cotidiano de graduação, pós-graduação e profissional, por meio de atividades lúdicas com o público. O vice-reitor completa que foi uma oportunidade da UEPG mais uma vez participar de um evento de importância regional.

Quem visitou o Transforma Agro pôde conhecer, além dos diversos projetos, empresas e atrações, o estande da UEPG. Uma das responsáveis pela participação da Universidade no evento foi a professora Verônica Oliveira Vianna, chefe do departamento de Zootecnia. Ela comenta que a ideia de levar os cursos até o Transforma Agro surgiu através do trabalho na parte técnica junto à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Município. "Realizamos várias reuniões desde o início do projeto para alinhar, contribuindo na parte técnico-científica, com palestras, oficinas, nas estações da ovinocultura e nas técnicas e inovações dentro do estande".


  • Foto: Aline Jasper/UEPG
  • Foto: Amanda Santos/UEPG
  • Foto: Fabio Ansolin/UEPG

Zootecnia também levou apresentações sobre gestão ambiental em propriedades rurais, biosseguridade em granjas de suínos, biotecnologias na reprodução de bovinos de leite, manejo em gado leiteiro, manejo de meliponas e tráfico de animais silvestres. Verônica complementa que o público pôde conhecer as tecnologias que os profissionais da Zootecnia usam no dia a dia, tratando da questão ambiental, empresas júniores e grupos de estudo.

A grande participação dos professores e acadêmicos de Zootecnia foi motivo de alegria e parceria. A professora e coordenadora do curso, Luciana da Silva Leal Karolewski, ministrou juntamente aos alunos do terceiro ano uma oficina sobre Reprodução de Bovinos, aplicando o conhecimento adquirido em sala de aula. Realizar as atividades no Transforma Agro foi uma experiência importante para todos os envolvidos. "O tema do evento tem relação com nosso curso e é importante para os alunos vivenciarem o ambiente do agronegócio", afirma. Participar do evento também propiciou o treinamento do conhecimento adquirido em sala de aula, comunicando-se com produtores e se preparando para a atuação profissional após a graduação.

Para a aluna Julia Ribeiro, do terceiro ano do curso de Zootecnia, é muito bom participar de eventos para ver a realidade da profissão. "Treinamos nossa fala, melhoramos nossa atuação em campo e temos acesso aos assuntos que estudamos e levamos para apresentações", afirma a estudante. Passando pelo evento, Katty Carneiro, consultora de vendas, parou para testar a afinação de seu olfato no estande de Engenharia de Alimentos. O curso levou as cabines de análise sensorial para que os visitantes pudessem conhecer mais sobre os cheiros, sabores, texturas e aparência de produtos alimentícios, possibilitando conhecer mais os alimentos através dos sentidos. A consultora conversou com alunos, professores e desafiou sua memória olfativa: "Muito interessante a experiência da análise sensorial, o público pode participar das atividades e se sentir incentivado a fazer um curso na UEPG, como por exemplo o de Engenharia de Alimentos", relata.

Ana Cláudia Barana, professora do curso de Engenharia de Alimentos, participou do evento ao lado de alunos da graduação e pós-graduação, mostrou diferentes aromas, embalagens e explicou, por exemplo, o processo de oxidação do café e as diferentes embalagens disponíveis no mercado. Durante a estadia no Transforma Agro o curso também enfatizou o Paraná como um dos maiores produtores de alimentos do Brasil, reunindo o que há de mais moderno na produção de matérias primas e alimentos, demonstrando o quanto a Universidade está atualizada. "Ministramos palestras na área da Engenharia de Alimentos com temas que abordaram desde a produção de cerveja e queijos finos até harmonização de queijos com cerveja, nova rotulagem alimentar e biodigestores rurais", afirma Ana.

No estande do curso de Bacharelado em Agronomia, era possível conhecer espécies de insetos que podem ser invasores em plantios, conversar com professores e alunos e entender mais sobre a profissão. A professora Mônica Jasper comenta que a presença da Universidade nos eventos abertos ao público é extremamente importante para ampliar a relação com a comunidade. "É um privilégio poder mostrar um pouco do trabalho da UEPG, tanto no ensino e na pesquisa, como na extensão, para as pessoas". Ela também comenta que a interação beneficia a instituição através da visibilidade, bem como possibilita que a sociedade possa conhecer melhor o trabalho da Universidade e as possibilidades de ingressar no ensino superior. Para finalizar, Mônica enfatiza que a interação com o público foi valiosa para os acadêmicos, que puderam demonstrar seus conhecimentos.

Miguel Sanches Neto foi homenageado durante a Assembleia Itinerante | Foto: Divulgação/Alep

Menção honrosa

Durante sua passagem pelo Transforma Agro, Ivo Motin Demiate aproveitou a presença da tenda da Assembleia Itinerante, realizada pela Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep), com foco em atender localmente as demandas da população e estreitar laços com a sociedade, para entregar um documento reivindicando a liberação de recursos para priorizar o ensino publico e gratuito de qualidade na Regia?o dos Campos Gerais, bem como preservar a memoria arquiteto?nica e conservac?a?o da historia municipal através de reformas, restauros e desenvolvimento de acessibilidade. Ivo também recebeu uma homenagem da Alep em nome do reitor, Miguel Sanches Neto. A menção honrosa congratula o reitor pelos serviços prestados à comunidade paranaense.

Com informações da Universidade Estadual de Ponta Grossa

Fonte: A Rede
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo