Geral destaque-editoria

Economia favorável impulsiona venda de motocicletas

A combinação de fatores econômicos favoráveis está impulsionando os negócios com motocicletas no Paraná, neste segundo semestre.

Por Da Redação

25/09/2023 às 14:00:04 - Atualizado há

A combinação de fatores econômicos favoráveis está impulsionando os negócios com motocicletas no Paraná, neste segundo semestre. A redução das taxas de juros e a diminuição do nível de desemprego alimentam um cenário otimista para o setor até o fim do ano, refletindo em um aumento contínuo nas vendas de modelos zero quilômetro.

Para o segundo semestre do ano, as concessionárias de motocicletas que atuam no Paraná estão projetando um aumento de 10% nas vendas se comparado aos primeiros seis meses de 2023. Aliás, este movimento de aceleração já foi verificado em agosto, quando 4.900 novas motocicletas foram vendidas em todo o Estado, ou 500 unidades a mais que julho. Agosto foi o terceiro melhor mês do ano, atrás apenas de março e maio, quando mais de 5 mil motocicletas foram comercializadas no Paraná.

Eu conversei com o diretor de operações da Honda Blokton, o empresário Rudney Doscher, que está bastante otimista com os negócios, e ele me explicou que além da maior disponibilidade de motos zero quilômetro para entrega imediata, a oferta de crédito exerce um impacto significativo nas vendas. Só para se ter uma ideia, um terço do total do faturamento das concessionárias se refere às transações realizadas por meio do Crédito Direto ao Consumidor.

O empresário também está observando um aumento na flexibilidade das instituições financeiras para liberar crédito aos consumidores. Na sua avaliação, isso sinaliza uma recuperação da confiança no mercado após a instabilidade causada pela mudança de governo e incertezas quanto à política econômica do País.

Com certeza! Dados da Abraciclo, que é a associação que reúne os fabricantes de duas rodas, mostram que o número de unidades que saíram da linha de montagem no Polo Industrial de Manaus, no primeiro semestre, cresceu quase 14%, ou o melhor resultado dos últimos nove anos.

Agora, historicamente, o segundo semestre é marcado pelo crescimento das vendas.  Um exemplo é a Honda Blokton, que viu as vendas de agosto, em suas 21 lojas, dispararem mais de 40% em relação a julho, muito acima dos 10% verificados pelo segmento de duas rodas em todo o Estado.

Já no primeiro semestre de 2023, embora a venda de motocicletas zero quilômetro, no Paraná, tenha crescido 8,6%, ficou abaixo da média nacional, de mais de 20%. Estão em circulação em todo o Paraná, 1,3 milhão de motocicletas, sendo 166 mil só em Curitiba, de acordo com os últimos dados do IBGE.

Fonte: BandNews
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo