Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

7 de Setembro

7 de Setembro terá Força Nacional e 22,7 mil militares em todo o país

O esquema de segurança do feriado de 7 de Setembro é superior ao da posse do presidente Lula, e conta com 22,7 mil pessoas mobilizadas


Breno Esaki/Metrópoles @BrenoEsakiFoto

Oito meses após as invasões do dia 8 de janeiro, o desfile cívico do 7 de Setembro acendeu alertas nas autoridades brasileiras – mesmo com um número inferior de participantes a desfilar. Dessa vez, serão 22,7 mil pessoas mobilizadas, e uma "força-tarefa" foi criada para prevenção de atos de violência na data. Não há previsão de discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O risco de confusão, por conta da incerteza da forma com que apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ) vão reagir ao evento, permanece. A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP-DF), se reuniu nos últimos dias com o secretário executivo do Ministério da Justiça e ex-interventor na Segurança Pública do DF, Ricardo Cappelli, e anunciou uma "força-tarefa" para prevenção de atos de violência na data.


A força-tarefa em questão inclui o trabalho de representantes dos ministérios da Defesa, da Justiça e do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), além da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O uso da Força Nacional de Segurança como reforço no policiamento brasiliense também foi autorizado.


No país

Ao todo, serão mais de 17 mil militares do Exército, em todo o país, que desfilarão nas comemorações do 7 de setembro. Destaca-se a região Nordeste, que contará com 3,3 mil militares, sendo o maior contingente em relação às demais regiões. Essa região é seguida pelo comando do Planalto, que contará com 3,1 mil militares no desfile.


A Marinha informou ao Metrópoles que dispõe de 5,7 mil militares para o desfile, em todo o território nacional. Juntos, ambas forças contribuem para um total de 22,7 mil militares que se apresentam em todo o país.


Só no Distrito Federal, onde ocorre o desfile na Esplanada dos Ministérios, devem participar a pé cerca de 2 mil militares, sendo aproximadamente 600 da Marinha do Brasil (MB), 1 mil do Exército Brasileiro (EB) e 400 da Força Aérea Brasileira (FAB).


Veja como está a divisão dos comandos do Exército para as comemorações cívicas:


Na contramão, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) criou uma campanha de doação de sangue "patriota", para que apoiadores de seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ) comparecessem aos hemocentros como forma de "protesto" antecipado, no dia 6/9.


"Quero agradecer a todos que se engajaram na campanha de doação de sangue no dia 6 de setembro. Só em Brasília já são mais de 14 mil pedidos para fazer doação no único hemocentro, que tem capacidade para atender a 270 pessoas por dia", escreve nas redes sociais.


O evento do 7 de Setembro

Todo esse preparo é considerado superior ao esquema de segurança elaborado na posse do presidente Lula, e a reunião solicitada por Celina Leão ocorre devido ao compartilhamento de uma dezena de vídeos por parte do ministro de Justiça e Segurança Pública (MJSP), Flávio Dino (PSB-MA), onde se registram incitações a atos violentos no feriado de independência.


O desfile deve começar por volta das 9 horas, e se encerrar às 11 horas. O tema será "Democracia, Soberania e União" e contará ainda com o veículo blindado VBTP-MR Guarani, que teve sua venda à Ucrânia impedida, e os veículos VBMT-LSR 4�-4 Lince K2, Leopard 1A5 e M60 A3 TTS, Gepard 1A2 e o obuseiro autopropulsado M109 A5.


Estarão cerca de 200 convidados de honra do presidente, entre ministros, chefes de Poderes e representantes das Forças Armadas. A expectativa de público é de 30 mil pessoas.


Entre os destaques do evento, estão a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira; tropas das Forças Armadas (Marinha, Exército e Forças Aéreas), apresentação de escolas, como a do Governo do Distrito Federal (GDF), profissionais do Corpo de Bombeiros, além de bandas e participações especiais de várias instituições.

Metropoles

8 de janeiro 7 de Setembro desfile cívico Luiz Inácio Lula da Silva PT Jair Bolsonaro Distrito Federal Celina Leão Ministério da Justiça Ricardo Cappelli Gabinete de Segurança Institucional GSI Agência Brasileira de Inteligência Abin Polícia Federal PF Polícia Rodoviária Federal PRF

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!