Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Apagão nacional

Com suspeitas de sabotagem, PF instaura inquérito para investigar apagão nacional

Queda de energia deixou 25 estados e o DF sem luz por seis horas


Apagão afetou diversas regiões do Brasil..Divulgação

A Polícia Federal informou, nesta terça-feira (22), que foi instaurado um inquérito policial para investigar as causas do apagão ocorrido na última terça-feira (15) em quase todo o país. A motivação é a suspeita de que possa ter havido sabotagem no suposto acidente.

Em nota, a PF disse que a investigação corre em sigilo e "apura os crimes de sabotagem e atentado contra a segurança de serviço de utilidade pública".


O apagão deixou 25 estados e o Distrito Federal sem luz. A situação só foi normalizada totalmente após seis horas de falta de energia. Dentre todo o país, apenas Roraima escapou da escuridão, pois não é interligada ao SIN (Sistema Interligado Nacional).


Ministro pediu investigação

No dia do ocorrido, o ministro de Minas e Energia. Alexandre Silveira, ventilou a possibilidade de uma sabotagem ter causado o apagão. "O que aconteceu hoje, é importante dizer, é extremamente raro. O ocorrido hoje absolutamente nada tem a ver com o planejamento do sistema e a geração de energia", declarou.


Silveira pediu por uma investigação da Polícia Federal e da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Ele explicou que tem "absoluta convicção de que o ONS, até pela sua característica técnica, não vai ter condição de dizer textualmente se esses eventos foram eminentemente técnicos, ou se houve também falha humana ou até dolo".


O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) elaborou um relatório técnico que identificou a origem do apagão: a linha de transmissão de Quixadá-Fortaleza, no Ceará, de propriedade da Eletrobras Chesf. No entanto, o próprio órgão admitiu que "o evento em si não teria sido suficiente para causar a interrupção de energia elétrica observada no incidente".

Forum

Polícia Federal PF inquérito policial apagão Distrito Federal Roraima SIN Sistema Interligado Nacional Alexandre Silveira Agência Brasileira de Inteligência Abin Operador Nacional do Sistema Elétrico ONS Eletrobras Chesf

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!