Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Joias Sauditas

Cid decide confessar e apontará Bolsonaro como mandante no caso das joias


Tenente-coronel Mauro Cid. Foto: Bruno Spada

O tenente-coronel Mauro Cid, que está preso preventivamente há três meses em uma cela do Batalhão de Polícia do Exército, em Brasília, decidiu acabar com o silêncio e irá confessar. A confissão foi confirmada a Veja pelo advogado Cezar Bittencourt, que representa o militar.

O ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso depois que a Polícia Federal (PF) descobriu que ele falsificou cartões de vacinação dele, de sua família e do próprio ex-mandatário.


As investigações, no entanto, prosseguiram e no telefone do militar foi encontrado o roteiro de um plano golpista para anular o resultado das eleições de 2022. O militar ainda está envolvido no esquema de negociações de joias e presentes que Bolsonaro recebeu de delegações estrangeiras durante o seu mandato.


No caso dos presentes, Cid vai confirmar que participou da venda das joias nos Estados Unidos, providenciou a transferência do dinheiro para o Brasil e o entregou a Bolsonaro — em espécie. Entretanto, o tenente-coronel não vai assumir sozinho a responsabilidade.


Cid vai dizer às autoridades que fez tudo isso cumprindo ordens diretas do então presidente da República, que seria o mandante do esquema.


Bittencourt afirmou que pretende se reunir com o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para tratar da confissão. Segundo o advogado, a confissão servirá de atenuante na hora da definição da pena de seu cliente.


A confissão agravará a situação do ex-presidente, que ainda não aparece como investigado no caso, apesar de a PF sugerir que ele é o beneficiário final do esquema que surrupiou joias do acervo da Presidência da República.

DCM

Mauro Cid Batalhão de Polícia do Exército Brasília Cezar Bittencourt Jair Bolsonaro PL Polícia Federal PF cartões de vacinação eleições de 2022 joias sauditas Estados Unidos Bolsonaro Alexandre de Moraes Supremo Tribunal Federal STF

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!