Geral Apagão nacional

Apagão nacional deixa 1 milhão de unidades consumidoras sem energia no Paraná, diz Copel

Serviço foi totalmente restabelecido no fim da manhã desta terça (15), segundo Copel. ONS disse que problema na interligação de sistema elétrico causou apagão.

Por g1 PR e RPC

15/08/2023 às 13:37:47 - Atualizado há
Semáforos apagados no Fazendinha - Foto: Dulcinéia Novaes/RPC

Um apagão nacional nesta terça-feira (15) deixou um 1,7 milhão de unidades consumidoras do Paraná sem energia elétrica, de acordo com a Companhia Paranaense de Energia (Copel). O problema foi registrado por volta das 8h30, em todo o estado, e totalmente normalizado às 11h30, segundo a empresa.

Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), uma "interligação" interrompeu 16 mil megawatts de carga em diversos estados.


"Esse mecanismo de corte de carga é conhecido como Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC) e atua preventivamente, quando necessário, para evitar impactos maiores no funcionamento do sistema elétrico nacional."


Ainda segundo a Copel, o corte desta terça foi o evento do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC) com maior número de desligamentos que atingiu o estado. O tempo de interrupção variou – enquanto em alguns locais houve relatos de retorno rápido de energia, algumas regiões ficaram desligadas por mais tempo.


Em nota, a Usina Hidrelétrica de Itaipu, responsável pela produção de 8,6% da energia consumida no Brasil, informou que precisou aumentar a quantidade de energia enviada ao Sistema Interligado Nacional (SIN-BR) para continuar operando.


Locais atingidos no Paraná

Em Curitiba, de acordo com a Superintendência Trânsito (Setran), 300 semáforos da capital foram afetados pela queda de energia.


O g1 apurou que, também em Curitiba, houve registro de apagões no Fazendinha, Uberaba, Barreirinha, Pilarzinho, Campina do Siqueira, Campo Comprido e Mossungue. O Hospital Evangélico também registrou queda, mas disse que a situação foi normalizada.


Na Região Metropolitana (RMC), também houve registro de falta de energia em São José dos Pinhais, Campo Magro e Quatro Barras, conforme apurou o g1.


No interior do Paraná, houve registro de falta de energia em Cianorte, Maringá e Umuarama.


Pouco após os primeiros registros de apagões, o Ministério de Minas e Energia (MME) comunicou que criará um grupo para analisar e estudar as causas do incidente.


O que diz o ONS

Em nota, o ONS disse que a interrupção de carga afetou principalmente estados do norte, nordeste e sudeste.


"A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte/Sudeste. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas."


Ainda conforme o ONS, "a recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos."

Fonte: G1
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo