Litoral PARANAGUÁ

Campanha Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo à amamentação

Por E Mais Notícias

15/08/2023 às 12:58:38 - Atualizado há

O mês de agosto é conhecido como "Agosto Dourado" por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação (a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno).

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), por ano, cerca de seis milhões de vidas são salvas por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.

O leite materno é considerado o alimento mais completo para os primeiros meses de vida. É nele que estão contidas todas as proteínas, vitaminas, gorduras, água e os nutrientes necessários para o saudável desenvolvimento dos bebês.

"A Organização Mundial de Saúde (OMS), o Ministério da Saúde (MS) e a Sociedade Brasileira de Pediatra (SBP) recomendam que o aleitamento materno exclusivo seja realizado até os 6 meses de vida do bebê, e o aleitamento materno complementado até 2 anos de vida do bebê ou mais, dependendo da vontade da mãe e da criança. Até os 6 meses de vida, o leite materno é suficiente com todos os nutrientes e a hidratação necessária para a criança. Não é preciso ingerir nada além do leite materno, nem mesmo a água", destaca a médica pediatra Thaise Brasileiro.

Doutora Thaise também ressaltou os benefícios do aleitamento materno para a mãe e para o bebê.

"Os benefícios do aleitamento materno são muitos para o bebê e para a mãe. Para o bebê podemos citar a proteção contra infecções respiratórias, diarreia; diminuição do risco de alergia, de hipertensão, diabetes, obesidade, hipercolesterolemia; ajuda do desenvolvimento cognitivo e da saúde bucal. Para a mãe, protege contra o câncer de mama e tem efeito contraceptivo. Outros benefícios são: menores custos financeiros, promoção de vínculo afetivo entre mãe e filho e melhor qualidade de vida de ambos", destaca ela.

A médica também orientou as mães que sentem desconforto ou até dores no momento da amamentação.

"No início da amamentação é comum a mulher sentir dor leve ou moderada, e isso acontece devido a forte sucção do bebê, mas isso pode acontecer até a primeira semana de adaptação. Porém mamilos muito doloridos e machucados precisam de intervenção. A causa mais comum de lesões na mama ocorre por pega e/ou posição incorreta, que causam lesões nos mamilos. Outras causas são mamilos curtos, planos ou invertidos, disfunções orais na criança, freio de língua excessivamente curto, sucção não nutritiva prolongada, uso impróprio de bombas de extração de leite, não interrupção adequada da sucção da criança quando for necessário retirá-la do peito, uso de cremes e óleos que causam reações alérgicas nos mamilos, uso de protetores de mamilo (intermediários) e exposição prolongada a forros úmidos. Uma vez instaladas essas lesões mamilares, elas são muito dolorosas e, com frequência, são a porta de entrada para bactérias. Então, além de corrigir o problema que está causando a dor mamilar é importante intervir para aliviar a dor e promover a cicatrização das lesões o mais rápido possível", orienta.

"Para aliviar a dor, a mãe pode iniciar a mamada pela mama menos afetada; ordenhar um pouco de leite antes da mamada; amamentar em diferentes posições, reduzindo a pressão nos pontos dolorosos ou áreas machucadas. O uso de medicações orais ou tópicas devem ser sempre indicadas pelo médico que a acompanha. Nos casos de lesões mamilares muito extensa e a dor é muito forte que a mãe não consegue amamentar, a amamentação pode ser interrompida temporariamente na mama afetada, porém esta mama deverá ser esvaziada por ordenha manual ou com bomba de extração de leite", completa a médica.

Agosto Dourado

A campanha foi instituída pela Lei nº 13.435/2.017. O mês da amamentação surgiu a partir da comemoração da Semana Mundial de Aleitamento Materno e teve início em 1990, em um encontro da Organização Mundial de Saúde (OMS) com o Unicef, momento em que foi gerado um documento conhecido como "Declaração de Innocent".

Pontal do Paraná realiza evento alusivo

Para dar ênfase à campanha, a Prefeitura de Pontal do Paraná realiza o Encontro Mãe Pontalense, que faz parte da agenda Agosto Dourado do município. O evento será nesta terça (15), às 14 horas na Casa da Cultura, situada no balneário Primavera.

Também haverá "A Hora do Mamaço", quando gestantes e mães farão parte de um movimento mundial em que mães se reúnem para amamentar. O convite é aberto para toda a comunidade.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo