Litoral PARANAGUÁ

Estudantes são convocados para Panamericano de Xadrez e precisam de patrocínio

Desde 2017, o projeto "Xadrez para Todos", idealizado pela professora parnanguara Isabela Ribeiro Ferreira, vem ocupando o tempo ocioso de crianças e jovens da cidade.

Por Da Redação

04/08/2023 às 11:59:30 - Atualizado há

Desde 2017, o projeto "Xadrez para Todos", idealizado pela professora parnanguara Isabela Ribeiro Ferreira, vem ocupando o tempo ocioso de crianças e jovens da cidade. Além de auxiliar nos estudos, pois torna o raciocínio mais rápido, muitos talentos estão sendo descobertos na modalidade através da iniciativa.

Os treinos acontecem na Escola Edinéa Garcia, no bairro Jardim Samambaia. Atualmente participam cerca de 100 estudantes entre crianças e adolescentes a partir dos 6 anos.

Alunos de qualquer instituição de ensino podem fazer parte do projeto, pois a Escola Edinéa empresta o espaço para as aulas e o trabalho da professora Isabela é voluntário, acontece após seu expediente na Rede Municipal de Ensino.

As aulas são ministradas em parceria com o também professor Osmani nas quartas e quintas-feiras das 17h30 até às 19h10. Os instrutores trabalham os movimentos das peças, regras, estratégias e táticas de como praticar o jogo de xadrez. As turmas são classificadas como iniciantes, intermediária e avançada.

“A oficina de Xadrez Pedagógico começou na Escola Municipal Professora Edinéia Marise Marques Garcia. Desde o ano de 2017, trabalhamos o ensino de xadrez com aulas práticas e teóricas, de forma que proporcionem o desenvolvimento de diversas habilidades, incluindo atividades com conteúdos curriculares que envolvem o xadrez como tema gerador”, explica a professora Isabela.

Para atender os alunos que concluíram os estudos na instituição, mas que querem continuar a prática do xadrez e também estudantes matriculados em outras escolas da cidade, foi criada a Associação de Pais e Enxadristas de Paranaguá (APEXPAR).

Além disso, para testar as habilidades e aprimorar a prática, os participantes do projeto sempre estão marcando presença em campeonatos na cidade e pelo Brasil a fora.

“Organizamos torneios para que todos os participantes do projeto se socializem e interajam uns com os outros”, destaca Isabela.

Campeonato Panamericano de Xadrez

Dentre os mais de 100 alunos atendidos pelo projeto, cinco atletas do nível avançado e dois técnicos, estão buscando parcerias e patrocínios para participar do Panamericano de Xadrez Aberto Escolar e Universitário. A competição será sediada em Maceió, entre os dias 12 e 17 de setembro de 2023.

Segundo a professora, o valor total que será gasto por todos os membros da equipe durante o campeonato, será uma quantia aproximada de R$ 28.720,00, entre inscrição, hospedagem, passagem, alimentação e outros custos.

Os patrocinadores terão direito a um espaço de divulgação na camiseta usada pela equipe durante o evento.

Os interessados em contribuir com a iniciativa, podem entrar em contato através do telefone e obter mais informações: (41) 98492-1509 (professora Isabela).

“O objetivo é conseguir patrocinadores para os gastos da viagem, assim poderemos representar nosso município na competição, além de divulgarmos o xadrez como esporte”, finaliza professora Isabela.

Fotos: Redes Sociais

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo