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Mercado de academias continua crescendo e atraindo empreendedores

Um dos mercados que mais cresceu na última década foi o de academias.

Por Da Redação

28/07/2023 às 14:00:54 - Atualizado há
Mercado de academias continua crescendo e atraindo empreendedores

Um dos mercados que mais cresceu na última década foi o de academias. Segundo dados divulgados, esta semana, pela Cortex, que é referência em inteligência de vendas B2B, na América Latina, o Brasil conta hoje com 32.011 academias ativas. Esse número de estabelecimentos de atividade física abertos é frequentado por 21% da população, o que torna o nosso país o segundo que mais pratica musculação e outros esportes, atrás apenas da Índia.

Quando analisamos os dados da Região Sul, encontramos 5.604 academias em funcionamento, das quais, 1.947 estão no Paraná e 450 em Curitiba. Aliás, Curitiba tem mais estabelecimentos de atividade física abertos do que Porto Alegre e Florianópolis. O levantamento da Cortex não considera nesses números, as mega academias, como a Bodytech, Bluefit e Smartfit.

Ainda segundo o estudo, em 2021, em meio à pandemia de Covid-19, o mercado de academias cresceu 27% em relação a 2020. Este crescimento se manteve no ano passado, e a projeção para 2023 mostra que o número continuará positivo, já que de janeiro a abril foram abertas cerca de 900 novas academias.

Já em relação ao porte das nossas academias de acordo com o faturamento, o estudo realizado pela Cortex mostrou que as microempresas com faturamento anual de até R$ 360 mil são a maioria, com 73% do total. As pequenas, com receita entre R$ 360 mil e R$ 4,8 milhões, representam 27%. As médias com ganhos até R$ 300 milhões são apenas 0,3%, e as grandes que faturam acima de R$300 milhões representam apenas 0,02% do total.

Diante do crescimento expressivo do mercado, muitos empreendedores devem estar animados em investir numa academia. Que modelos de negócios são os mais recomendados?

Em primeiro lugar é preciso desmistificar uma coisa que muitas pessoas têm dúvida. Não é preciso ter formação em educação física para abrir um espaço fitness. Porém, é necessário contar com profissionais formados e qualificados para orientar os alunos, montar os treinos e ensinar os movimentos corretos.

Quanto ao negócio, o mercado de academia funciona com base em três modelos. O primeiro é começar uma empresa do zero; o segundo é através de licenciamento e o terceiro modelo é investir em uma franquia.

A opção de licenciamento tem como principal vantagem a possibilidade de adaptação do negócio e o fato de trabalhar com marcas consolidadas no mercado, eliminando etapas no processo de conquista de clientes.

Já abrir uma nova empresa, com marca desconhecida, vai precisar de um esforço maior de marketing e correr atrás de clientes.

No modelo de franquias, é preciso seguir as determinações do dono da marca, que planeja o design, produtos e serviços ofertados, e também assume a comunicação e o marketing.

Quanto ao local, uma academia bem localizada é o coração do negócio. Portanto, é fundamental escolher um ponto estratégico, de fácil acesso para os alunos. Outra recomendação é evitar locais próximos de academias concorrentes, afinal competir com quem já está no mercado pode ser um obstáculo, principalmente nos primeiros três meses.

Fonte: BandNews
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