Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Mandaguari

Homens sofrem queimaduras após explosão com gasolina em Mandaguari, diz samu

Vítima de 50 anos foi socorrida em estado grave após ser atingido no rosto. Caso ocorreu na tarde de segunda-feira (18). Veja orientações de como utilizar o produto.


Homens sofrem queimaduras após explosão com gasolina em Mandaguari �- Foto: SAMU

Dois homens, de 50 e 38 anos, foram socorridos após serem atingidos por uma explosão com gasolina na tarde de segunda-feira (17), em Mandaguari, no norte do Paraná. Uma das vítimas está em estado grave, segundo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (samu).

Segundo os socorristas, dois homens estavam ateando fogo em um entulho de lixo em um fundo de vale utilizando gasolina. Ao acender, as vítimas foram atingidas pelas chamas.


A vítima de 50 anos foi atingida no rosto e afetou as vias aéreas. Ela foi socorrida em estado grave pelo helicóptero do samu e encaminhado ao hospital Universitário de Maringá (HU).


O homem de 38 anos foi socorrido com ferimentos moderados e levado para o Hospital Metropolitano de Sarandi.


Orientações

Segundo o Corpo de Bombeiros, a orientação é não colocar fogo em lixo ou vegetação, muito menos iniciar incêndio com o uso de inflamáveis como gasolina ou álcool.


A corporação informou que o uso desses materiais libera vapores que, em contato com o fogo, se incendeiam e pode causar uma explosão.


A prática é considerada crime ambiental através da Lei 9.605/98, com pena de um a quatro anos de prisão.


É permitido estocar combustível em casa?

Não. "Por restrição legal e elevado risco à vida, ao patrimônio e ao meio ambiente, o consumidor não pode e não deve armazenar e manusear combustível em casa", diz a ANP.


Os postos podem vender combustíveis em recipientes?

Podem, desde que sejam utilizados recipientes transportáveis com o rótulo expresso de certificação pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).


No entanto, segundo a ANP, nos casos em que a compra for motivada pela variação de preço dos combustíveis e pela expectativa de economia, os postos revendedores de combustíveis não devem comercializar produtos em vasilhames transportáveis. Trata-se de uma recomendação apenas.


"Em qualquer circunstância, o consumidor deve ser orientado quanto ao risco associado à toxidez e à inflamabilidade dos produtos e desestimulado a armazenar e manusear o combustível em domicílios", diz a ANP.

G1

gasolina explosão Mandaguari Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Samu hospital Universitário HU Maringá Hospital Metropolitano de Sarandi Corpo de Bombeiros incêndio ANP Instituto Nacional de Metrologia Qualidade e Tecnologia Inmetro

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!