Geral Toledo

Unioeste: Cooperação entre Marechal Cândido Rondon e Toledo para a crianças de curso de Tecnologias Educacionais com Ênfase em Humanidades

O campus de Marechal Cândido Rondon da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) assinou o termo de cooperação com a Prefeitura Municipal de Toledo para a criação do curso de Tecnologias Educacionais voltado a servidores da educação municipal.

Por Da Redação

14/07/2023 às 18:53:47 - Atualizado há

O campus de Marechal Cândido Rondon da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) assinou o termo de cooperação com a Prefeitura Municipal de Toledo para a criação do curso de Tecnologias Educacionais voltado a servidores da educação municipal. O curso foi desenvolvido pelos professores de História e Geografia da Unioeste e tem como objetivo capacitar os profissionais para a utilização de novas tecnologias na educação básica.

Para a realização das atividades práticas necessárias à formação dos profissionais, serão utilizados os laboratórios dos cursos de História e de Geografia em Marechal Cândido Rondon e os da Secretaria Municipal de Educação de Toledo. Para a primeira turma foram 87 inscrições e selecionados 40 alunos.

O diretor do campus de Marechal Cândido Rondon, Davi Schreiner ressaltou a importância desse novo projeto "O novo curso foi elaborado por profissionais comprometidos com a qualidade e com a humanidade envolvida no processo educacional. É preciso ousar e criar mais professores para que a Universidade possa estabelecer um processo dialógico com a comunidade".

O secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, afirma que este curso contribui de forma direta na qualidade do ensino oferecido pela rede municipal, pois os educadores terão acesso a um curso de formação continuada oferecido por uma universidade em tecnologias educacionais e que vai ao encontro do projeto educacional do município. "Não é à toa que a administração municipal buscou na Unioeste a expertise para que este curso pudesse acontecer e oportunizar aos profissionais da educação essa formação, para que tudo aquilo que está sendo investido em infraestrutura nas escolas municipais tenha a melhor utilização possível, com as melhores metodologias e possa dar o melhor resultado na formação das crianças", avalia o secretário.

Beto Lunitti, prefeito de Toledo afirmou que estar com a Unioeste, campus Marechal Cândido Rondon, reforça a parceria com a região "Nós precisamos discutir novas metodologias de ensino. É preciso sair de um momento que, no meu entendimento é muito bom, mas que precisa ser melhorado", disse.

Uma das preocupações é oferecer qualidade e eficiência, já que esta é uma das marcas da Unioeste. De acordo com a professora Aparecida Darc de Souza, do campus Marechal Cândido Rondon, a expectativa é que o curso promova metodologias inovadoras para o processo de ensino e aprendizagem na área de humanidades, como por exemplo a elaboração de games digitais e físicos voltados ao ambiente escolar. O corpo docente é composto por professores oriundos dos colegiados de História e de Geografia da Unioeste, campus de Rondon e por professores da SMED-Toledo-PR.

O reitor da Unioeste afirma que percebeu a sinergia entre a secretária de educação e sua equipe durante a visita e falou sobre a necessidade de mudança na área educacional. "A educação precisa mudar e entender o que os estudantes querem de nós. Esta caminhada, que inicia com este curso, vai transformar os alunos e a educação em Toledo", destacou o reitor.

Fonte: Toledo News
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo