Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Copel

Feed do Manolo | Lula, anule o decreto da Copel

Defensores da Copel pedem anulação de decreto e criticam pressa na privatização da empresa


to Público contra a Privatização da Copel que aconteceu em 24/05/23, com a participação de movimentos sociais e sindicatos - ASCOM/Senge

A presença do presidente Lula no Paraná e a aproximação do processo de venda de ações da Copel fizeram com que os defensores da empresa pedissem a anulação do Decreto 11307 de 2022. Esse texto permite a renovação da concessão das usinas hidrelétricas, sendo a grande cereja no bolo da privatização. Além disso, o BNDESPar detém grande quantidade de ações e pode inviabilizar o negócio na reunião de acionistas marcada para o próximo dia 10 de julho. A Copel, por sua vez, agendou a privatização da Copel para o dia 25 de julho próximo na Bovespa.

Na carta que seria entregue ao presidente, é informado que "a privatização da Copel trará inúmeros prejuízos à população e indústria paranaense. A Copel oferece uma das menores tarifas de energia do Brasil. Segundo a ANEEL, até maio, a Copel detinha a menor tarifa dentre todas as concessionárias de energia com mais de 400 mil unidades consumidoras. A concessionária com o segundo menor custo é a Celesc, empresa pública que atende Santa Catarina. Na outra ponta, estão somente empresas privadas, que tem tarifas até 50% mais altas".

O presidente não recebeu os sindicalistas e também desconhece – supostamente – a "estranha posição dos conselheiros do BNDES, Jorge Eduardo Martins Moraes e Maria Carmen Westerlund Montera , que votaram, sem uma posição ou orientação formal do BNDES", pela venda de ações da Copel. As entidades sindicais repudiam o posicionamento dos conselheiros e a pressa em privatizar a Copel em um modelo semelhante ao da Eletrobrás.

Brasil de fato

presidente Lula Copel usinas hidrelétricas privatização Bovespa ANEEL Celesc BNDESPar Maria Carmen Westerlund Montera Eletrobrás Jorge Eduardo Martins Moraes

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!