Geral Toledo

Toledo lança, de forma oficial, o Programa de Educação Ambiental (PEA)

O auditório da Escola Municipal de Administração Pública, a Escola de Governo, recebeu, na tarde desta quinta-feira (22), o evento de lançamento oficial do Programa de Educação Ambiental (PEA).

Por Da Redação

23/06/2023 às 11:05:47 - Atualizado há

O auditório da Escola Municipal de Administração Pública, a Escola de Governo, recebeu, na tarde desta quinta-feira (22), o evento de lançamento oficial do Programa de Educação Ambiental (PEA). Na ocasião, foram apresentados os projetos nesta área que já são realizados no âmbito da rede municipal de ensino e, a partir da centralização de esforços em torno destas e outras ações que poderão vir a ser implementadas, abriu-se o caminho para que elas alcancem todos os moradores e empresas de Toledo.

Além das secretarias da Educação e do Meio Ambiente, também são parceiros destas iniciativas o Ministério Público, a Itaipu Binacional, o Instituto Água e Terra (IAT), Polícia Civil do Paraná, Biopark, Brasil Foods S/A (BRF), Cervejaria Colônia, Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), conselhos municipais,  universidades e órgãos de imprensa em geral. Todos eles foram convidados a enviar representantes e alguns deles compuseram a frente de honra: o prefeito Beto Lunitti; a secretária da Educação, Marli Gonçalves Costa; o vereador Leoclides Bisognin; o secretário do Meio Ambiente, Júnior Henrique Pinto; o secretário da Fazenda e Captação de Recursos, Jadyr Cláudio Donin; o delegado-chefe da 20ª subdivisão policial de Toledo, Alexandre Macorin; o promotor de Justiça e coordenador do Grupo Especial em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo (Gaema), Giovani Ferri; o analista ambiental do Biopark, Bruno Czerechowicz Hang; a supervisora de Responsabilidade Social da Acit, Maria Rita Pozzebon, que representou a presidente da entidade, Anaide Ines Holzbach de Araújo; e a integrante do Conselho Municipal de Educação, Jaqueline Eberhardt.

Após a apresentação de vídeos institucionais sobre algumas ações que já estão em curso, as autoridades e lideranças fizeram pronunciamentos. "É uma satisfação ver este auditório repleto de pessoas preocupadas com o meio ambiente. Conhecemos e confiamos no trabalho de educação ambiental feito na rede municipal e agora, com estas ações sendo levadas a toda a sociedade toledana, espero um sucesso ainda maior, com comunidades engajadas nesta missão", comenta Maria Rita. "Quero agradecer pela oportunidade de participar deste projeto, para o qual contribuímos na investigação de denúncias de maus-tratos contra animais. Atuamos também nas escolas, falando sobre o assunto com as crianças e, além de levar informação para elas, estamos permitindo que nos vejam com outros olhos, com a visão correta sobre nossa corporação", salienta Alexandre. "Temos um grande número de processos relacionados a crimes ambientais e a sistematização das ações da educação ambiental sob o mesmo programa contribuirá, no médio e longo prazo, para uma diminuição no número de registros deste tipo de delito. A mudança começa pela educação, pois crianças e adolescentes têm um poder de difundir conscientização maior que o dos adultos", analisa Giovani.

A elaboração do PEA foi coordenada pela Secretaria da Educação. "Este programa nasceu a partir da formação de grupos de trabalho que debateram ações que já estavam em curso. Não foi preciso inventar nada, basta que se aprimore e articule o que já existe. Chegou o momento de transpor os muros das escolas e chegar a toda a comunidade, pois não é possível falar em qualidade de vida sem um meio ambiente equilibrado", salienta Marli.

O atual e o primeiro secretário do Meio Ambiente falaram a respeito de construção coletiva de conceitos. "Com o PEA, será possível, por exemplo, termos mecanismos mais eficientes de prevenção a incidentes em que o nosso setor de proteção animal é acionado. A todos que estão, de alguma forma, relacionados a este programa, coloco nossa pasta à disposição de todos", avalia Junior. "Há 40 anos me tornava o primeiro secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Toledo e vim com a missão de salvar 155 mil hectares da erosão que arrasava nosso solo. Mesmo que a ecologia não fosse um assunto comum naquela época, conseguimos superar este problema com o apoio de toda a sociedade. Portanto, tudo se trata de uma construção coletiva, a partir da qual vamos avançando", pontua.

Em sua fala, o prefeito Beto Lunitti falou da importância de contar com pessoas que saibam assumir o protagonismo em questões essenciais. "Os resultados só vêm com o tempo, a partir de muito trabalho. Se não houvesse pessoas com essa paciência e dedicação, certamente Toledo não estaria num patamar tão alto em tanta coisa. A gestão minha e do Ademar [Dorfschmidt, vice-prefeito] tem atuado para transformar para melhor a vida das pessoas que moram aqui. É um esforço hercúleo, que passa por transmitir confiança à população nas ações do governo municipal", observa o chefe do Executivo Municipal, que também é presidente da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop) e anunciou a nomeação da gestora municipal de Educação Ambiental, Caroline Recalcatti, ao cargo de coordenadora de Educação da entidade.

Responsável por apresentar o cerimonial de lançamento oficial do PEA, Caroline ficou honrada pela indicação ao cargo na Amop e falou sobre a importância do programa para a Toledo do futuro. "Trata-se de um conjunto de ações que busca promover a formação de cidadãos conscientes e responsáveis, capacitando-os a agir de forma sustentável em relação aos recursos naturais, além de incentivar práticas de preservação ambiental por meio de ações educativas em escolas, comunidades, empresas e demais setores da sociedade, visando criar uma consciência coletiva em prol do meio ambiente. Acreditamos que a educação ambiental é fundamental para construirmos um futuro sustentável, no qual a harmonia entre o desenvolvimento humano e a preservação dos ecossistemas seja uma realidade", analisa. "Este lançamento foi apenas o começo de uma jornada que envolverá a participação de todos. Através da união de esforços entre os setores público e privado, poderemos construir um ambiente mais saudável e preservar a riqueza natural de nossa cidade para as gerações futuras", acrescenta.

Fonte: Toledo News
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes Goiania