Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Política Paraná

Semana agitada na Alep por conta de boatos lançados por deputado

O deputado estadual Requião Filho (PT) tentando chamar atenção para o mandato dele e tentar emplacar uma candidatura à Prefeitura de Curitiba em 2024, promete apresentar denúncias durante o pequeno e grande expediente da Alep (Assembleia Legislativa do Paraná) na terça-feira, baseado em uma matéria de um portal que será publicado na próxima semana, alguns parlamentares já se prepararam e dizem que vão desmenti-lo no mesmo dia, apresentando números e detalhes.


O deputado estadual Requião Filho (PT) tentando chamar atenção para o mandato dele e tentar emplacar uma candidatura à Prefeitura de Curitiba em 2024, promete apresentar denúncias durante o pequeno e grande expediente da Alep (Assembleia Legislativa do Paraná) na terça-feira, baseado em uma matéria de um portal que será publicado na próxima semana, alguns parlamentares já se prepararam e dizem que vão desmenti-lo no mesmo dia, apresentando números e detalhes.

Os deputados estaduais dizem que a campanha para tentar destruir reputações no Paraná, um estado predominante de direita, está andamento pela esquerda caviar e de cueca de seda, mas mandam um recado, pode vir quente que estou fervendo.

A sessão de segunda-feira vai começar discutindo a identificação de pessoas com deficiências ocultas, proposta assinada pelos deputados Evandro Araújo (PSD) e Tercílio Turini (PSD) que define o uso do Cordão de Girassol no Estado. O projeto de lei 57/2023 será votado na próxima segunda-feira (19).

Os co-autores explicam que o Cordão de Girassol ajuda a identificar pessoas com deficiências que não são facilmente percebidas e podem facilitar especialmente em grandes estabelecimentos, como aeroportos, terminais de ônibus, shoppings e supermercados.

O cordão é composto por uma faixa verde estreita estampada com figuras de girassóis, que sinaliza a preferência de atendimento e suporte diferenciado para indivíduos com deficiências como autismo, TDAH, demência, Doença de Crohn, colite ulcerosa e fobias em relação a voos. Essas deficiências são, segundo o texto, principalmente relacionadas à interação social, comunicação (verbal e não verbal), comportamentos restritivos e destemperos emocionais.

Segundo o projeto, a pessoa com deficiência oculta é aquela que tem impedimento de longo prazo, de natureza mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

Também em primeira discussão estará a proposição 262/2023, do deputado Ademar Traiano (PSD), que altera a Lei nº 15.176/2006, que denomina como Rodovia da Maçã a PR-512. A alteração visa homenagear David Wiedmer Neto e incluir o nome dele nome junto à denominação já existente. Wiedmer nasceu na Lapa em 1924, foi advogado, professor, vereador do município por seis vezes, atuou na Consultoria Geral do Estado (atualmente Procuradoria-Geral do Estado) e como assessor jurídico da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Paraná.

Já o projeto 98/2023 institui o Dia Odelair Rodrigues e da Mulher Negra do Teatro Paranaense, a ser comemorado anualmente em 27 de janeiro. Objetivo, segundo o texto, é "valorizar a trajetória da saudosa atriz paranaense Odelair Rodrigues, que ficou famosa no teatro, rádio, cinema e televisão e, também, para prestar uma sincera e honrosa homenagem a todas as artistas, mulheres pretas paranaenses". A inciativa é do deputado Requião Filho (PT).

Primeiros-socorros

Em segundo turno, vai à votação o projeto de lei 628/2017, que cria uma política de treinamento e orientação de como proceder em caso de engasgamento de crianças e recém-nascidos, a ser ministrado por hospitais e maternidades do Estado.

Assinada pelo deputado Requião Filho, a iniciativa tem como coautores as deputadas Mabel Canto (PSDB) e Maria Victoria (PP), o deputado Arilson Chiorato (PT) e os ex-deputados Coronel Lee, Homero Marchese e Jonas Guimarães.

Segundo o texto, o treinamento e/ou orientação de pais e acompanhantes pode contribuir com a redução da mortalidade infantil em decorrência de situações que necessitam de pronto-atendimento e intervenção rápida.

Parentalidade atípica

De autoria dos deputados Ney Leprevost (UB) e Delegado Jacovós (PL), a proposta 234/2023, está em terceira discussão. A iniciativa institui a Semana Estadual da Maternidade e Paternidade Atípica, destinada aos pais que possuem filhos com alguma deficiência ou síndrome rara.

Os objetivos são estimular e promover debates, eventos e discussões voltados à elaboração e ao acesso de políticas públicas em prol de pais que experimentam a parentalidade atípica, sobretudo políticas de saúde mental e de acessibilidade.

Redação final

Quatro proposições passam pelo último crivo parlamentar e serão votadas em redação final. São elas: o projeto 281/2022, do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), que cria a Semana de Conscientização sobre os Cuidados Paliativos no Paraná; o 111/2023, do deputado Delegado Jacovós (PL), que institui o Dia do Secretário de Segurança Pública; o 84/2023, deputado Alexandre Amaro (Republicanos), que institui a Semana Estadual de Incentivo à Reabilitação Visual; e o 152/2023, que concede o Título de Cidadão Honorário do Paraná a Paulo Hermínio Pennacchi e é assinado pelos deputados Pedro Paulo Bazana (PSD) e Tiago Amaral (PSD).

Transmissão

A sessão plenária terá transmissão ao vivo, a partir das 14h30, de segunda-feira (19), pela TV Assembleia por meio do canal 10.2, em TV aberta, e do canal 16, da Claro/NET. O conteúdo também pode ser acessado pelo canal do Youtube do Legislativo.

Blog do Tupan

Assembleia Legislativa Do Paraná Política Paraná Ademar Traiano ALEP Alexandre Amaro Alexandre Curi Arilson Chiorato Autismo Blog Do Fernando Tupan Blog Do Tupã Blog Do Tupan Blog Do Tupan Bem Parana Blog Do Tupan Bem Paraná Blog Política Do Paraná Blog Política Paraná Blog Políticos Do Paraná Blogt

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!